sábado, 4 de julho de 2009

Deus trata nossas Imperfeições


“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.” LUCAS 22.31-34

O apóstolo Pedro é para nós um grande exemplo de como Deus trabalha no homem, o transformando a cada dia pelo Poder do Espírito Santo. Este apóstolo foi um dos pescadores que presenciaram a multiplicação dos peixes na grande pesca no Mar da Galiléia e, essa experiência, mudou a sua vida para sempre, tendo logo, em seguida, atendido o chamado de Jesus para segui-lo e ser “um pescador de homens” (Lucas 5.8-11). O decorrer de sua história com Cristo nos revela faces de sua vida que, ao longo de três anos e meio, foi sendo transformada pelo agir de Deus.

Mas, quais eram as faces de Pedro que foram transformadas por Jesus?

1. Pedro era precipitado. (João 13. 36-38).
Estes versículos mostram que as palavras de Pedro denotam um homem inconseqüente e que falava sem pensar.
Muitos de nós, por vezes, agimos desta forma, mas que bom vigiar a língua antes de falar ou de se comprometer com algo?
2. Pedro se mostrava orgulhoso e com falta de entendimento das coisas espirituais. (João 13.5-9).
Pedro se recusa a ter seus pés lavados por Jesus, demonstrando um orgulho que o impedia de entender os atos praticados por Jesus que lhe trariam ensinamentos e crescimento espiritual.
Tenha um coração aberto para a Palavra do Senhor e a tudo o que Ela pode lhe acrescentar.
3. Pedro tinha confiança no próprio braço. (João 18.7-11).
Quando vieram prender Jesus, Pedro puxa uma espada e fere um dos soldados do sacerdote. Isso nos mostra que Pedro confiava na sua força. Agia na sua própria dependência.
Isso é um perigo para todos nós. Quanto mais dependemos de nós mesmos, menos permitimos Deus agir.
4. Pedro permitia que o diabo usasse a sua boca. (Mateus 16.21-23).
Quando Jesus estava falando de sua morte e ressurreição, Satanás tenta desviá-lo da Cruz, usando a boca de Pedro.
Cuidado com a tua boca. Muitos sonhos, planos e amizades foram destruídos por causa de uma palavra mal colocada ou intencionada que o diabo soprou em alguns ouvidos.
5. Pedro teve atitudes que negaram o seu andar com Cristo. (Mateus 26.69-75).
Num momento de desespero, após a prisão de Jesus, Pedro afirma não ser um de seus seguidores.
Será que você tem tido atitudes como estas? Na hora em que te questionam, que te apertam, que apresentam o pecado a você, você nega o seu andar com cristo?

Esta última atitude de Pedro foi a gota d’água para que ele refletisse profundamente sobre a sua vida. Após negar, que seguia Jesus, por três vezes e ouvir o galo cantar, Pedro se retira e chora amargamente. A sua integridade espiritual foi posta à prova. Ele deseja uma segunda chance para mostrar a Jesus que estava arrependido e agora queria segui-lo a qualquer custo. Isto é demonstrado quando corre rapidamente ao túmulo de Cristo após saber que este não estava mais lá (João 20.2-6). Também percebemos esta intenção quando Jesus, ressurreto, apareceu a sete discípulos junto ao Mar de Tiberíades, no momento em que pescavam. Ao reconhecer que era Jesus, Pedro desesperadamente se joga ao mar e vai ao encontro do Senhor (João 21.6-8). Mas Pedro ainda necessitava de um tratamento maior de Deus, um tratamento especial, pois se mostra ainda confuso e muito marcado na alma pelo fato de haver deixado Jesus no momento em que Este mais necessitou da presença de seus discípulos.

Na continuação do capítulo 21 do Evangelho de João, Jesus interroga Pedro e nos revela algo profundo de como Deus nos derruba de nosso “pedestal” e depois nos trata.

As três perguntas do tratamento de Deus na vida de Pedro também servem como um tratamento para a nossa própria vida:

1ª pergunta: TU ME AMAS? - Vem do grego ágape, que denota amor desinteressado. Amar a Deus não porque quero algo Dele, mas porque queremos dar algo a Ele: minha vida, história e confiança. É isto que Jesus deseja de você!
2ª pergunta: TU ME AMAS? – Também do mesmo termo grego ágape, que também aponta para amar a Deus sem reservas. Amar em toda e qualquer situação. É semelhante a confissão dos noivos num casamento: na alegria e na tristeza; na saúde e na doença; na riqueza e na pobreza.
3ª pergunta: TU ME AMAS? - Vem do grego phileo, que denota amar como amigo. Amigos têm intimidade, companheirismo. Deus quer se relacionar contigo através da Sua Palavra e do Seu Espírito. Significa profundidade maior com Ele.

Tudo isso Jesus queria mostrar a Pedro, pois seguir a Jesus é muito mais que ir à Igreja e sentar para ouvir a Sua Palavra, mas vivenciá-lo dentro de você, deixá-lo fazer parte da sua história, tanto para a vida como para a morte. Se cumpriu assim com Pedro, quando se tornou o grande líder da Igreja Primitiva e morreu por amor ao Evangelho.

By Pastor Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário