sexta-feira, 10 de julho de 2009

Quem Não Sai, Não Cresce


"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!" GÊNESIS 12.1-2

Abraão recebeu uma revelação de Deus para sair da sua terra, do meio da sua parentela, e fosse para uma lugar que o Senhor iria mostrá-lo. Abraão já era um homem bem sucedido na terra de Harã, mas saiu de uma condição de dependência própria, para passar a depender completamente de Deus. Não sabia ao certo nem para onde ia, mas entendeu que precisava sair. Ao chegar em Canaã recebeu a promessa de que toda aquela terra seria da sua descendência. E Deus concretizou o que prometeu. Se Abraão não tivesse atendido ao chamado de Deus, talvez continuasse rico, com muitas empregados, mas infeliz por não ter tido um filho e não teria o privilégio de ser chamado de “O Pai da Fé”.


Na vida cristã, para sermos bem-sucedido, é necessário sair, deixar muita coisa para traz, pois a vitória estará logo adiante.


Outros exemplos bíblicos também de quem saiu e cresceu:


* JOSÉ – Saiu de sua terra para o Egito, mesmo que forçadamente, mas, no Egito, o Senhor o preparou na sua “escola da vida”, e o fez Senhor de todo o Egito (Livro de Gênesis, caps. 37, 39 a 41).


* NOEMI E RUTE – Saíram de Moabe, onde havia privações, miséria, e foram para Belém, em busca de pão, e lá Rute conheceu Boaz, que representou o resgate dos sonhos e a libertação da limitação financeira (Livro de Rute).


* NEEMIAS – Só descobriu a sua aptidão para liderança quando se dispôs a sair do palácio no reino da Pérsia para reconstruir os muros Jerusalém (Livro de Neemias, caps. 1 a 6).


* DAVI – Saiu de entre as ovelhas e foi deixar comida para os seus irmãos, que eram soldados do Exército de Saul e, ali, um leque de oportunidades se abriu para ele, quando aceitou duelar com Golias. O tempo de cuidar das ovelhas se havia passado, e tudo o que ele havia aprendido como pastor de ovelhas, a cuidar, zelar, defender, iria ser aplicado em esferas maiores da vida (1 Samuel 17).


* OS APÓSTOLOS – Foram dispersos para outras regiões além de Jerusalém devido uma forte perseguição, e isso contribuiu muito para o crescimento da Igreja. Nem tudo que parece ser ruim, realmente o é (Atos 8.2-8).


Com todos esses exemplos que vemos, entendemos o quanto Deus trabalha com movimento, com aqueles que se dispõe a sair. Quando ficamos parados, talvez nada aconteça, mas quando nos levantamos, nos movimentamos e fazemos algo, Deus também se move ao nosso favor.


Eis aqui alguns tópicos que representam atitudes que você precisa tomar para ver Deus agir em sua vida e ter situações adversas transformadas em vitórias. Você precisa:


1. Sair para além das paredes da Igreja para pregar o evangelho e contribuir para o crescimento da obra.


2. Sair na inércia em que você se encontra, só esquentando o banco, para provar o quanto é maravilhoso fazer algo para Deus.


3. Sair de uma vida corrida, e valorizar o tempo de comunhão com Deus (com Sua Palavra e com oração), com a sua família (lazer, diálogo), consigo mesmo (lendo, meditando).

4. Sair do conformismo, e buscar alternativas para o seu crescimento na vida lá fora (para quem está em privações).

5. Sair da zona de conforto, do comodismo, para buscar novos desafios e sonhar (para quem acha que já não tem mais nada a fazer). Ex.: Davi, que deu espaço ao pecado quando achava que não tinha mais nada para fazer.

Se levante, se movimente, saia de uma mente fechada e de uma vida paralizada, e se abra para o que Deus tem para a sua vida.

Um forte abraço,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário