sábado, 29 de janeiro de 2011

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Seis Passos para o Sucesso


Baseado na História de José.


1. CONTE OS SEUS SONHOS (Gênesis 37.1-10) – José contou seus sonhos a seu pai e a seus irmãos. Quais são os seus sonhos. Conte-os. Comunique os seus sonhos a outros. Pessoas de sonhos revelam serem pessoas que querem chegar a algum lugar. Deus sempre usará sonhadores. Pessoas que sonham são pessoas de visão. Quem tem visão revela ter propósitos na vida.

2. FAÇA O MELHOR (Gênesis 37.1-6) – Faça as coisas com excelência. Seja diligente. Isso será uma passagem para a promoção. José foi o melhor escravo e assim foi promovido a mordomo de seu senhor Potifar. Na prisão, se destacou como o melhor prisioneiro e foi elevado a chefe deles. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Eclesiastes 9.10).

3. SEJA FIEL A DEUS (Gênesis 37.6b-19) – José não aceitou deitar com a mulher de seu chefe. Obedeceu a Deus ao invés de provar dos prazeres passageiros do pecado. Veja o exemplo de Moisés: Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão (Hebreus 11.24-26).

4. DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO E DE SUA REVELAÇÃO (Gênesis 40.1-8, 18-20; 41.1, 14-17a, 25) – Busque experiências com Deus. Pelo Espírito, José revelou os sonhos do copeiro-mor e, depois, os sonhos de Faraó, quando nenhum adivinho do Egito o pôde fazer. José dependia completamente de Deus.

5. RESPEITE OS PROTOCOLOS (Gênesis 41.14) – Quando José foi chamado à presença de Faraó, fez a barba antes de se apresentar a ele. Ele conhecia os protocolos. Sabia que todo egípcio odeia barba. Respeite protocolos. Saiba se vestir, se apresentar, como se portar diante das pessoas, como falar e o que falar no seu emprego, diante do seu patrão, de pessoas importantes, na igreja.

6. APRESENTE-SE PREPARADO (Gênesis 41.28-40) – O seu maior inimigo pode ser a ignorância. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4.6a). Busque conhecimento. Estude, aprenda um ofício. Estude minuciosamente a Palavra de Deus e tome posse de suas promessas. José se mostrou preparado quando foi aconselhar a Faraó. Pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis (Provérbios 24.4).

A coisa é séria!


Versículo 8


Curiosidades Bíblicas (parte 1)


• A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros
• A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos.
• No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens.
• A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos.
• É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis.
• O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
• O Novo Testamento foi escrito em grego.
• O Codex Vaticanus é provavelmente o mais antigo exemplar da Bíblia em forma completa.
• A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380.
• Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão.
• Na biblioteca da Universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.
• O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jô. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
• O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
• A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
• Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
• No livro de Ester e no livro de Cantares não se encontra a palavra Deus.
• O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.
• O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João.


Fonte: http://www.comunicandojesus.net/biblia/curiosidades.htm

O lenhador e a Raposa

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O justo nos jardins e nos desertos

Em muitas passagens bíblicas, aquele que crer em Deus é chamado de justo. Muitos homens de Deus foram chamados de justos, dentre eles Noé, Abraão, Ló, João Batista e o próprio Senhor Jesus. O termo justo vem de justiça, que é fazer o que é direito. Fazer o que é direito é fazer o que é reto, o que é certo. Andar em retidão é andar no caminho correto e não à margem do caminho, que é andar em pecado. É transitar por veredas certas. Ser justo é ser obediente.

Os justos não estão isentos das turbulências desta vida. Os dias podem ser de Sol e calmarias, mas também de ventos fortes, nebulosidades e tempestades. De momentos bons e de momentos ruins. Em salmo 92.12-13, o justo é comparado à palmeira e ao cedro do Líbano:

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Por que essa comparação?

A Palmeira. É uma árvore bela, poderosa e frutífera. É de muita utilidade. Podem ser encontradas em bosques e jardins, mas também em vales, lugares áridos e pedregosos. Elas costumam estar localizadas nos lugares mais difíceis onde há necessidade dela. Quanto mais difícil for o lugar em que está, mais firme ela é.

Deus nos vê como as palmeiras, como a primazia da criação, belos, com potencial para lutar, crescer e frutificar. Em nossas vidas as dificuldades sempre vão aparecer. O lugar onde você está, vive mora ou trabalha, pode ser um lugar de dificuldade, mas não permita que as dificuldades tirem a sua beleza de príncipe de Deus. Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo (Salmo 113.7-8). As dificuldades podem querer tirar a auto-estima, a sua auto-afirmação, mas o importante não é o que vêem ou falam de você, mas como Cristo nos ver e somos no Seu Reino: belos, com de capacidade para ir adiante e enfrentar os desafios. Somos cheios de potencial para gerar os sonhos e vidas para Deus.

São nas dificuldades que as palmeiras mais se firmam. Num certo dia, logo após uma tempestade, pude ver algo que falou muito forte ao meu coração: várias algarobeiras caídas, enquanto coqueiros altos resistiam. As algarobeiras, árvores grandes e típicas do semi-árido, tem troncos grossos e galhos grandes e frondosos, mais não tem resistência a fortes ventos, pois suas raízes são superficiais. Já os coqueiros crescem muito, mas mantém o caule fino, com aparência de fragilidade a tempestades, porém a sua raiz é mais profunda. Em meio às circunstâncias críticas do tempo, ele permanece firme. O Senhor deseja ver você assim como o coqueiro, firme nas intempéries da vida.

O Cedro do Líbano. Crescem nos picos perigosos das montanhas, desafiando as tempestades. Mas são nas montanhas que os cedros mais crescem. As montanhas, na Bíblia, significam problemas. É em meio aos problemas que o Senhor lhe proporcionará maior crescimento. O Senhor deseja que você não recue, mas encare as tempestades das montanhas. Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem ( Hebreus 10.38-39a).

Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto (Salmo 92.13-15a). Quando estamos plantados na Casa do Senhor, nós florescemos e, ainda na velhice, daremos frutos, pois estaremos cheios do Espírito Santo (seiva) e de vitalidade, vigor e força (verdor), e anunciaremos a salvação em Jesus e o Seu Poder para curar, libertar e restaurar vidas.

Ao obediente Deus dá provisão e prosperidade. Provisão é aquilo que Ele nos garante para suprir as nossas necessidades. Prosperidade é aquilo que Ele nos acrescenta, é o mais que o bastante. Provisão vem do termo hebraico jireh, que quer dizer suficiência. Prosperidade vem de shalom, que significa paz, saúde e sucesso.

A provisão segue dois princípios: obediência – onde está intrínseca a palavra fidelidade, e trabalho. A prosperidade segue igualmente o princípio da obediência, mas também da boa administração.

Seja obediente. Aos justos Deus sempre se revela, acrescenta e usa. Essas são as recompensas do Senhor para nós, pois a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).

Na justiça de Deus,
Pr Enádio.

Sai miséria!!!


Versículo 8

Faça sempre o melhor! A PARÁBOLA DO CARPINTEIRO

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma Grande Fé para grandes coisas


Uma das coisas que o Senhor Jesus espera de nós nestes últimos dias é que tenhamos uma grande fé. Em toda a Bíblia encontramos homens e mulheres que possuíram uma grande fé aplicada nos propósitos pelos quais foram chamados por Deus. O capítulo 11 da Carta aos Hebreus é uma das passagens mais tremendas das Escrituras, pois relata a bravura, a resignação e a convicção dessas pessoas em servir a Deus e cumprir o Seu chamado nas suas vidas. Este capítulo observa que tudo o que eles passaram e vivenciaram só foi possível devido a grande fé que tinham. O Senhor quer que imitemos a grande fé destes heróis: Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma (Hebreus 10.38-39).

Na Palavra de Deus, ao que é comparado a a nossa fé? É comparado ao grão de mostarda: Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda... (Mateus 17.20 a). Você já viu um grão de mostarda? É minúscula. Mas uma fé do tamanho de uma semente de mostarda pode provocar grandes coisas: Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará (Mateus 17.20). E Jesus então,completa nesta mesmo versículo: Nada vos será impossível. É uma fé assim que o Senhor espera encontrar em nós. Agora observe tambám esta outra passagem: É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra (Marcos 4.31-32). Se Jesus comparou a fé á semente de mostarda, veja o grande poder que há quando ousamos crer com uma grande fé.

O que uma grande fé gera em nós?

1º Uma grande expectativa. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6). Grandes coisas acontecem em um ambiente onde há expectativas. Esse é uma resultado de uma grande fé: gerar motivação e entusiasmo para esperar nas promessas de Deus. Assim fez Abraão: Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou (Hebreus 11.17 a 19).

2º Coisas que parecem impossíveis. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível (Mateus 17.20). Uma grande fé gera grandes milagres, curas acontecem e corações duros e que parecem impenetráveis se voltam para Deus. Uma grande fé nos leva a lugares nunca antes alcançados.

3º Uma vida no sobrenatural. Passamos a viver completamente firmados, focados e entregues a Deus sem temer as ameaças, as opiniões contrárias e o dia de amanhã. Os primeiros líderes da Igreja Primitiva sofreram ameaças e martírio (Atos 4.19-21; 12.1-2); Paulo suportou privações (2 Coríntios 6.4); Jesus sofreu críticas (Marcos 3.20-22); mas não retrocederam. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé (Hebreus 10.39). Quem serve a Deus não desiste de seus objetivos por causa das oposições, mas vive pela fé, pois uma grande fé sempre trará grandes recompensas, como as vitórias nesta vida e a salvação prometida no porvir.

Olhe para dentro de si, peça a Deus para que Ele faça crescer em você uma grande fé. Você verá grandes maravilhas, irá servir a Jesus com ainda mais vigor e derrotará os inimigos da sua vida!

"Uma pequena fé levará tua alma ao céu; uma grande fé trará o céu para sua alma." (Charles Spurgeon)

De fé em fé,
Pr Enádio.

Esta linguagem lhe é familiar?

sábado, 8 de janeiro de 2011

Jacobina - A CIDADE DO OURO - Vale a pena assistir!

Nossa Igreja em Jacobina


Conheça Jacobina

Município turístico do Polígono das Secas, Jacobina é cercada de serras auríferas que formam desfiladeiros e canyons atraindo grande número de turistas praticantes do turismo ecológico e de aventura. É um grande centro comercial e famosa pela fabricação de doces típicos. Conhecida como Cidade Do Ouro, possui um grande patrimônio histórico, cultural e natural a ser preservado e foi cenário de importantes passagens da História do Brasil. Seu nome tem a origem indígena e significa "Campo aberto" ou "Campo vasto". Existe uma lenda que diz que nas terras de Jacobina vivia um casal de índios, Jacob e Bina e que pela junção dos seus nomes deu Jacobina.
Explorada por bandeirantes paulistas, portugueses e outros aventureiros que chegaram às terras de Jacobina em busca de minas de ouro, seu povoamento iniciou-se, em 1652, com a fixação da Família Guedes de Brito, seus escravos e colonos, na região onde estabeleceu currais, iniciando a implantação da pecuária. Com a descoberta do ouro, ainda no século XVII, a região recebeu aventureiros vindos de todas as partes. O Arraial foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Vila de Santo Antônio e Jacobina, em 1720, graças ao ouro da região e à criação de duas casas de fundição. Em 1880 passou à categoria de Cidade, com o nome de Agrícola Cidade de Santo Antônio de Jacobina.
Fonte: http://www.brasilchannel.com.br

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Versículo 7


sábado, 1 de janeiro de 2011

VALE A PENA LER: Buscando o Milagre da Providência


Um dos nomes de Deus no livro de Gênesis é Jeová-Jiré que significa “Deus da Providência”. É este o nome usado no Antigo Testamento por Abraão quando este vai oferecer o seu filho Isaque em sacrifício. Ele cria que Deus iria prover algo para o sacrifício ou até mesmo ressuscitar o seu filho. Abraão demonstrava confiança total e irrestrita em Deus.
No texto que trazemos hoje, vamos discorrer acerca de um dos maiores relatos bíblicos de livramento e provisão que Deus deu ao povo de Israel. Eles estavam sitiados dentro dos muros da capital israelita, Samaria, sendo esta a forma que os siros, povo inimigo, encontraram para obter a rendição do rei Jorão, filho dum dos maiores reis apóstatas de Israel, Acabe, herdando os atos pecaminosos deste e fazendo a nação sofrer nas mãos do inimigo. Em Samaria, a fome foi tão grande que se vendia cabeça de jumento e esterco de pombas a altos preços e chegando ao absurdo de se praticar o canibalismo, comendo carne humana de crianças. Mas vamos então ver, passo a passo, como uma situação tão caótica de fome, miséria e desesperadora foi revertida através de um milagre: o milagre a provisão!

1. EM MOMENTOS DE CRISE, SEMPRE HAVERÁ OPORTUNISTAS (2 Reis 6.24-25)
Houve uma situação de hiperinflação dentro dos muros de Samaria. Saiba que quando tudo estiver dando errado, as dificuldades aparecerem, também oportunistas aparecerão querendo tirar proveito.

2. SAIBA QUE O PECADO SEMPRE TRARÁ SUAS CONSEQUÊNCIAS (2 Reis 6.26-30)
Os pecados do rei e a sua permissividade para que a nação adorasse a outros deuses trouxe a invasão do inimigo e o cárcere para suas vidas. No verso 30, vemos que o rei entrou em desespero mais soube que havia atos de canibalismo. Cuidado com o pecado!

3. TEM PESSOAS QUE, EM MOMENTOS DE CRISE, BUSCAM CULPAR ALGUÉM PELOS SEUS PRÓPRIOS ERROS (2 Reis 6.31-33)
O rei culpou o homem de Deus pelo seus erros pessoais e da nação. Depois também culpou até Deus. Tem pessoas que não vivem a Palavra de Deus em suas vidas, mas culpam a Deus pelos males que vêm sobre elas.

4. NOS MOMENTOS DE CRISE, CREIA NA PALAVRA PROFÉTICA (2 Reis 7.1-2)
Quando os homens da parte do rei vieram com acusações, o profeta Eliseu veio com uma Palavra de provisão da parte de Deus que gerou incredulidade no capitão que era braço direito do rei.

5. TENTE O IMPOSSÍVEL, BUSQUE, POIS O “NADA” VOCÊ JÁ TEM (2 Reis 7.3-4)
Estes leprosos nos ensinam que ficar parado não leva a nada, mas nas horas de crise, temos que se mover.

6. QUANDO TUDO INDICAR QUE É O FIM, O IMPROVÁVEL ACONTECERÁ (2 Reis 7.3-4)
Quando os leprosos chegaram no arraial do exército siro, não havia ninguém, pois tinham fugido com medo após ouvir ruídos de um grande exército que vinham contra eles. Era o exército espiritual de Deus que veio para o livramento.

7. A PROVISÃO DE DEUS TE LEVARÁ A VIVER COMO QUE SONHANDO (2 Reis 7.8)

Aqui podemos ver algo espiritual: estes leprosos viviam na pior condição humana, mas o milagre do Senhor lhes proporcionou uma condição de príncipes. É assim que Deus faz com aquele que vem até Ele: o eleva a uma vida abundante.

8. O QUE DEUS FAZ POR VOCÊ É TAMBÉM PARA ABENÇOAR A OUTROS (2 Reis 7.9-15)
Os leprosos foram até a cidade anunciar as boas novas. Cabe a você anunciar as boas- novas de bênçãos àqueles que se encontram encarcerados e com fome e sede de justiça.

9. O CUMPRIMENTO DA PALAVRA PROFÉTICA DE DEUS ABENÇOA A VOCÊ E A TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA (2 Reis 7.16-18)
Assim como o pecado pode trazer conseqüências de destruição para uma família inteira, assim também a bênção de Deus pode alcançar a todos aqueles que convivem contigo.

10. CREIA, NÃO SEJA INCRÉDULO, VEJA PELA FÉ A GRANDE PROVISÃO DE DEUS (2 Reis 7.19-20)
O capitão que duvidou da Palavra do profeta morreu atropelado pelo povo. Viu a bênção, mas não participou dela. Não seja como este homem, mas hoje mesmo creia no Deus da Provisão e no grande milagre que ele proporcionará para você!

Em tempos difíceis, em que o medo, as incertezas e a morte se apresentam, busque ao Deus que Abraão buscou e creu, pois ainda que tudo diga “não”, o Senhor virá ao teu socorro. Ele é Jeová-Jiré!

Vivendo a providência de Deus no Piemonte da Chapada,

Pr Enádio.

Feliz Ano Novo!

Que o Senhor abençoe a sua vida e derrame as Suas mais ricas dádivas neste novo ano que se inicia. A nossa expectativa é avançar ainda mais. O nosso Deus está em controle.
"Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3.13-14)