sábado, 1 de janeiro de 2011

VALE A PENA LER: Buscando o Milagre da Providência


Um dos nomes de Deus no livro de Gênesis é Jeová-Jiré que significa “Deus da Providência”. É este o nome usado no Antigo Testamento por Abraão quando este vai oferecer o seu filho Isaque em sacrifício. Ele cria que Deus iria prover algo para o sacrifício ou até mesmo ressuscitar o seu filho. Abraão demonstrava confiança total e irrestrita em Deus.
No texto que trazemos hoje, vamos discorrer acerca de um dos maiores relatos bíblicos de livramento e provisão que Deus deu ao povo de Israel. Eles estavam sitiados dentro dos muros da capital israelita, Samaria, sendo esta a forma que os siros, povo inimigo, encontraram para obter a rendição do rei Jorão, filho dum dos maiores reis apóstatas de Israel, Acabe, herdando os atos pecaminosos deste e fazendo a nação sofrer nas mãos do inimigo. Em Samaria, a fome foi tão grande que se vendia cabeça de jumento e esterco de pombas a altos preços e chegando ao absurdo de se praticar o canibalismo, comendo carne humana de crianças. Mas vamos então ver, passo a passo, como uma situação tão caótica de fome, miséria e desesperadora foi revertida através de um milagre: o milagre a provisão!

1. EM MOMENTOS DE CRISE, SEMPRE HAVERÁ OPORTUNISTAS (2 Reis 6.24-25)
Houve uma situação de hiperinflação dentro dos muros de Samaria. Saiba que quando tudo estiver dando errado, as dificuldades aparecerem, também oportunistas aparecerão querendo tirar proveito.

2. SAIBA QUE O PECADO SEMPRE TRARÁ SUAS CONSEQUÊNCIAS (2 Reis 6.26-30)
Os pecados do rei e a sua permissividade para que a nação adorasse a outros deuses trouxe a invasão do inimigo e o cárcere para suas vidas. No verso 30, vemos que o rei entrou em desespero mais soube que havia atos de canibalismo. Cuidado com o pecado!

3. TEM PESSOAS QUE, EM MOMENTOS DE CRISE, BUSCAM CULPAR ALGUÉM PELOS SEUS PRÓPRIOS ERROS (2 Reis 6.31-33)
O rei culpou o homem de Deus pelo seus erros pessoais e da nação. Depois também culpou até Deus. Tem pessoas que não vivem a Palavra de Deus em suas vidas, mas culpam a Deus pelos males que vêm sobre elas.

4. NOS MOMENTOS DE CRISE, CREIA NA PALAVRA PROFÉTICA (2 Reis 7.1-2)
Quando os homens da parte do rei vieram com acusações, o profeta Eliseu veio com uma Palavra de provisão da parte de Deus que gerou incredulidade no capitão que era braço direito do rei.

5. TENTE O IMPOSSÍVEL, BUSQUE, POIS O “NADA” VOCÊ JÁ TEM (2 Reis 7.3-4)
Estes leprosos nos ensinam que ficar parado não leva a nada, mas nas horas de crise, temos que se mover.

6. QUANDO TUDO INDICAR QUE É O FIM, O IMPROVÁVEL ACONTECERÁ (2 Reis 7.3-4)
Quando os leprosos chegaram no arraial do exército siro, não havia ninguém, pois tinham fugido com medo após ouvir ruídos de um grande exército que vinham contra eles. Era o exército espiritual de Deus que veio para o livramento.

7. A PROVISÃO DE DEUS TE LEVARÁ A VIVER COMO QUE SONHANDO (2 Reis 7.8)

Aqui podemos ver algo espiritual: estes leprosos viviam na pior condição humana, mas o milagre do Senhor lhes proporcionou uma condição de príncipes. É assim que Deus faz com aquele que vem até Ele: o eleva a uma vida abundante.

8. O QUE DEUS FAZ POR VOCÊ É TAMBÉM PARA ABENÇOAR A OUTROS (2 Reis 7.9-15)
Os leprosos foram até a cidade anunciar as boas novas. Cabe a você anunciar as boas- novas de bênçãos àqueles que se encontram encarcerados e com fome e sede de justiça.

9. O CUMPRIMENTO DA PALAVRA PROFÉTICA DE DEUS ABENÇOA A VOCÊ E A TODOS QUE ESTÃO A SUA VOLTA (2 Reis 7.16-18)
Assim como o pecado pode trazer conseqüências de destruição para uma família inteira, assim também a bênção de Deus pode alcançar a todos aqueles que convivem contigo.

10. CREIA, NÃO SEJA INCRÉDULO, VEJA PELA FÉ A GRANDE PROVISÃO DE DEUS (2 Reis 7.19-20)
O capitão que duvidou da Palavra do profeta morreu atropelado pelo povo. Viu a bênção, mas não participou dela. Não seja como este homem, mas hoje mesmo creia no Deus da Provisão e no grande milagre que ele proporcionará para você!

Em tempos difíceis, em que o medo, as incertezas e a morte se apresentam, busque ao Deus que Abraão buscou e creu, pois ainda que tudo diga “não”, o Senhor virá ao teu socorro. Ele é Jeová-Jiré!

Vivendo a providência de Deus no Piemonte da Chapada,

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário