sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Seis Passos para o Sucesso


Baseado na História de José.


1. CONTE OS SEUS SONHOS (Gênesis 37.1-10) – José contou seus sonhos a seu pai e a seus irmãos. Quais são os seus sonhos. Conte-os. Comunique os seus sonhos a outros. Pessoas de sonhos revelam serem pessoas que querem chegar a algum lugar. Deus sempre usará sonhadores. Pessoas que sonham são pessoas de visão. Quem tem visão revela ter propósitos na vida.

2. FAÇA O MELHOR (Gênesis 37.1-6) – Faça as coisas com excelência. Seja diligente. Isso será uma passagem para a promoção. José foi o melhor escravo e assim foi promovido a mordomo de seu senhor Potifar. Na prisão, se destacou como o melhor prisioneiro e foi elevado a chefe deles. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma (Eclesiastes 9.10).

3. SEJA FIEL A DEUS (Gênesis 37.6b-19) – José não aceitou deitar com a mulher de seu chefe. Obedeceu a Deus ao invés de provar dos prazeres passageiros do pecado. Veja o exemplo de Moisés: Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão (Hebreus 11.24-26).

4. DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO E DE SUA REVELAÇÃO (Gênesis 40.1-8, 18-20; 41.1, 14-17a, 25) – Busque experiências com Deus. Pelo Espírito, José revelou os sonhos do copeiro-mor e, depois, os sonhos de Faraó, quando nenhum adivinho do Egito o pôde fazer. José dependia completamente de Deus.

5. RESPEITE OS PROTOCOLOS (Gênesis 41.14) – Quando José foi chamado à presença de Faraó, fez a barba antes de se apresentar a ele. Ele conhecia os protocolos. Sabia que todo egípcio odeia barba. Respeite protocolos. Saiba se vestir, se apresentar, como se portar diante das pessoas, como falar e o que falar no seu emprego, diante do seu patrão, de pessoas importantes, na igreja.

6. APRESENTE-SE PREPARADO (Gênesis 41.28-40) – O seu maior inimigo pode ser a ignorância. O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento (Oséias 4.6a). Busque conhecimento. Estude, aprenda um ofício. Estude minuciosamente a Palavra de Deus e tome posse de suas promessas. José se mostrou preparado quando foi aconselhar a Faraó. Pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens, preciosos e deleitáveis (Provérbios 24.4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário