quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O justo nos jardins e nos desertos

Em muitas passagens bíblicas, aquele que crer em Deus é chamado de justo. Muitos homens de Deus foram chamados de justos, dentre eles Noé, Abraão, Ló, João Batista e o próprio Senhor Jesus. O termo justo vem de justiça, que é fazer o que é direito. Fazer o que é direito é fazer o que é reto, o que é certo. Andar em retidão é andar no caminho correto e não à margem do caminho, que é andar em pecado. É transitar por veredas certas. Ser justo é ser obediente.

Os justos não estão isentos das turbulências desta vida. Os dias podem ser de Sol e calmarias, mas também de ventos fortes, nebulosidades e tempestades. De momentos bons e de momentos ruins. Em salmo 92.12-13, o justo é comparado à palmeira e ao cedro do Líbano:

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Por que essa comparação?

A Palmeira. É uma árvore bela, poderosa e frutífera. É de muita utilidade. Podem ser encontradas em bosques e jardins, mas também em vales, lugares áridos e pedregosos. Elas costumam estar localizadas nos lugares mais difíceis onde há necessidade dela. Quanto mais difícil for o lugar em que está, mais firme ela é.

Deus nos vê como as palmeiras, como a primazia da criação, belos, com potencial para lutar, crescer e frutificar. Em nossas vidas as dificuldades sempre vão aparecer. O lugar onde você está, vive mora ou trabalha, pode ser um lugar de dificuldade, mas não permita que as dificuldades tirem a sua beleza de príncipe de Deus. Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo (Salmo 113.7-8). As dificuldades podem querer tirar a auto-estima, a sua auto-afirmação, mas o importante não é o que vêem ou falam de você, mas como Cristo nos ver e somos no Seu Reino: belos, com de capacidade para ir adiante e enfrentar os desafios. Somos cheios de potencial para gerar os sonhos e vidas para Deus.

São nas dificuldades que as palmeiras mais se firmam. Num certo dia, logo após uma tempestade, pude ver algo que falou muito forte ao meu coração: várias algarobeiras caídas, enquanto coqueiros altos resistiam. As algarobeiras, árvores grandes e típicas do semi-árido, tem troncos grossos e galhos grandes e frondosos, mais não tem resistência a fortes ventos, pois suas raízes são superficiais. Já os coqueiros crescem muito, mas mantém o caule fino, com aparência de fragilidade a tempestades, porém a sua raiz é mais profunda. Em meio às circunstâncias críticas do tempo, ele permanece firme. O Senhor deseja ver você assim como o coqueiro, firme nas intempéries da vida.

O Cedro do Líbano. Crescem nos picos perigosos das montanhas, desafiando as tempestades. Mas são nas montanhas que os cedros mais crescem. As montanhas, na Bíblia, significam problemas. É em meio aos problemas que o Senhor lhe proporcionará maior crescimento. O Senhor deseja que você não recue, mas encare as tempestades das montanhas. Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem ( Hebreus 10.38-39a).

Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto (Salmo 92.13-15a). Quando estamos plantados na Casa do Senhor, nós florescemos e, ainda na velhice, daremos frutos, pois estaremos cheios do Espírito Santo (seiva) e de vitalidade, vigor e força (verdor), e anunciaremos a salvação em Jesus e o Seu Poder para curar, libertar e restaurar vidas.

Ao obediente Deus dá provisão e prosperidade. Provisão é aquilo que Ele nos garante para suprir as nossas necessidades. Prosperidade é aquilo que Ele nos acrescenta, é o mais que o bastante. Provisão vem do termo hebraico jireh, que quer dizer suficiência. Prosperidade vem de shalom, que significa paz, saúde e sucesso.

A provisão segue dois princípios: obediência – onde está intrínseca a palavra fidelidade, e trabalho. A prosperidade segue igualmente o princípio da obediência, mas também da boa administração.

Seja obediente. Aos justos Deus sempre se revela, acrescenta e usa. Essas são as recompensas do Senhor para nós, pois a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).

Na justiça de Deus,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário