segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AVIVA NOSSAS VIDAS, Ó DEUS

Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia (Habucuque 3.2).


Avivamento está no Coração de Deus para a Sua Igreja e para o Seu Povo. Avivar é “tornar vivo”, ou seja, trazer vida aquilo que parecia estar morto. Este versículo acima é uma oração do profeta Habacuque para que o Senhor avivasse a Sua Obra. Isto não é apenas importante, avivamento é uma necessidade para a Igreja, para todos nós.

Através de um texto que iremos ler a seguir vamos entender como se deu o processo de um grande avivamento em Israel e como podemos absorver para nossas vidas.

Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR (1 Samuel 7.1-2).

As duas primeiras coisas que percebo quando está para vir um avivamento, é que há uma clareza da Presença de Deus e que os corações se sensibilizam, demonstrando desejo de mudança.

Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR (1 Samuel 7.3-4).

Deus sempre levanta homens com discernimento espiritual para compreender o que Ele deseja fazer e que exortarão Seu Povo a arrancar o que há de mais enraizado e grave em relação ao pecado para que haja uma manifestação maior do Poder do Espírito Santo. São estes pecados que abrem brechas para a ação de demônios, levando muitos para o cativeiro de Satanás. O Mover do Senhor traz libertação.

Os filhos de Israel obedeceram à palavra do homem de Deus.

Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR. Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa (1 Samuel 7.5-6).

A manifestação do Senhor traz aos nossos corações a necessidade de congregarmos, de estarmos juntos (Atos 2.42-44); de orarmos e jejuarmos, nos humilhando e consagrando ao Senhor; e de tratarmos os problemas e as diferenças que existem entre nós, membros do Corpo de Cristo.

Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu. Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car (1 Samuel 7.7-11).

Congregar, orar e jejuar e tratar os problemas e as diferenças que existem no Corpo de Cristo é algo que abala o inferno. O Inimigo resolveu partir para a ofensiva. Reuniu seus principais chefes, e vieram contra Israel. Os filhos de Israel temeram. Muitas investidas de Satanás trará medo a você, isso porque o Inimigo já havia lhe vencido no passado, como aconteceu com Israel (1 Samuel 4), e são essas pensamentos do passado que virão à sua mente. Mas o erro não está em temer, e sim em não reagir. Eles reagiram. Pediram auxílio em oração ao profeta Samuel. Samuel clamou ao Senhor, ofereceu sacrifícios e o Senhor o respondeu: usou a fúria da natureza para provocar terror nos inimigos que, enfraquecidos e atordoados, foram derrotados pelos filhos de Israel. Não temas, Deus é Deus de Providência. Creia, ore, se consagre e lute. A presença do Senhor está contigo e Ele fará maravilhas!

Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. (1 Samuel 7.12-14).

Haverá um marco entre o antes e depois da manifestação do Senhor. Grandes avivamentos da História recente da Igreja como o de Toronto (Canadá), Pensacola (Estados Unidos), Cáli (Colômbia) e Kiambu (Quênia) marcaram profundamente a Igreja nestas cidades com também a sociedade e ainda têm impactado muitas pessoas ao redor do mundo.

O avivamento de Israel nos dias de Samuel trouxe vitória sobre o Inimigo, restituição de suas cidades e paz. Assim Deus também fará conosco.

Volta a falar o que declarei no início: avivamento não é apenas importante, é uma necessidade para a Igreja, para todos nós. Esta deve ser a nossa oração, a nossa busca.

Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário