segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DO CAOS AO FAVOR DIVINO ***


*** PALAVRA MINISTRADA NA 1ª NOITE DE ANIVERSÁRIO DA IEEA SEDE - PETROLINA (PE), EM 25.08.12.

“Nos dias de Elias e Eliseu, existiam várias ‘Escolas de Profetas’. Não se faz claro, exatamente, o que nelas se estudava, mas compreende-se que eram centros de treinamento espiritual”¹. Estas escolas provavelmente estavam sob a autoridade dos profetas. Os estudantes eram chamados de “Os Discípulos dos Profetas”. Um desses discípulos morreu e, não se sabe o porquê, deixou a família endividada, levando os credores a bater na porta da viúva.


Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos (1 Reis 4.1).

Como a viúva não tinha como pagar a dívida, eles ameaçaram levar os dois filhos dela como escravos. O desespero tomou conta daquela mulher. Era uma situação caótica: havia perdido o marido; havia herdado dívidas, que, ao que parece, não era pouca; e ainda estava prestes a perder os dois filhos, que era o mais importante que lhe restava.

Nestas situações da vida, as atitudes fazem toda a diferença. Ela não ficou passiva esperando levarem seus dois filhos como escravos, mas foi em busca de uma solução. E o que nos chama atenção é a fonte da solução. Não foi obter ajuda de agiotas ou financeiras, mas resolveu ir até o homem de Deus, a fonte correta.

Ao chegar até o profeta Eliseu, a mulher clama a este. A princípio, o profeta pergunta sobre o que fazer a esta mulher, e a interroga acerca do que ela tem em casa.

Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite (1 Reis 4.2).

Ela primeiro responde que não tem nada, mas logo após diz ter somente uma botija de azeite. Você sempre terá os elementos do milagre. Quem faz o milagre, a transformação é Deus, mas elementos que Ele usa estarão sempre com você. A viúva tinha algo e foi isto que Deus usou reverter a situação de caos financeiro em um grande favor naquele dia.

O passo seguinte foi uma instrução: Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia (1 Reis 4.3-5).

Quando tomamos atitude e buscamos a fonte correta, que é Jesus, Ele sempre nos dará uma instrução, nos dirá o que fazer.

A mulher acata a instrução dada por Eliseu e sai em busca de vasilhas com seus dois filhos. Seguir a instrução dada pelo homem de Deus pode nos levar a grandes vitórias. Mas o profeta não só dá uma instrução, mas conta um segredo. Pede para ela não só pedir vasilhas emprestadas, mas muitas vasilhas. A quantidade de vasilhas era a proporção da sua fé.

Quanto mais vasilhas, mais azeite se multiplicaria. É isto que o Senhor pede a você hoje: muita fé. Quanto maior a fé, maior o milagre, a multiplicação sobre sua vida.

Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou (1 Reis 4.6).

Isto demonstra o quanto o agir de Deus é conforme a fé que temos. Acabadas as vasilhas, parou de jorrar o azeite da botija. O azeite, na Bíblia, representa a Unção do Espírito Santo. Aqui está uma revelação: quanto mais espaço você der na sua vida para Deus, como a sua dedicação em oração, o seu tempo a Ele, bem como a sua obediência, mais o Espírito de Deus lhe encherá. Não permita que o Espírito deixe de fluir em você. Dê lugar ao Seu maravilhoso agir.

Outro fato que gostaria de frisar é que Deus tem o desejo de multiplicar, de abundar. Aquela viúva estava no caos, com uma vida assolada, sem nada para viver. Naquele tempo, em Israel, viúvas não tinham nem direito à herança. Não haviam órgãos de assistência social, nem pensão por viuvez. A única esperança era a ajuda de seus filhos. Mas os credores queriam levar seus filhos como resgate pela dívida deixada pelo seu falecido marido, pois os filhos eram considerados como bens transferíveis. A postura dessa mulher em buscar uma solução, partindo até a fonte correta, que era ir clamar junto ao homem de Deus, e, depois seguir a sua instrução em atitude e fé, fez o caos se transformar em favor divino.

Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto (1 Reis 4.7).

O azeite é uma substância líquida valiosa. O favor de Deus em multiplicação de azeite serviu para aquela mulher pagar toda a dívida, como ainda sobrou para ela e seus filhos viverem do rendimento financeiro que o restante deste azeite proporcionou.

É assim que Deus faz. Ele é Deus de provisão e de prosperidade. Levante-se, vá até a fonte correta, obedeça à instrução com ação e fé, e prove do favor grandioso do Senhor Jesus em sua vida!

Pr Enádio.

1. SHEDD, Russel P. Bíblia Shedd; Traduzida por João Ferreira de Almeida – 2. Ed. Ver. E atual. No Brasil. - São Paulo: Nova Vida, 1997, pág. 526 (rodapé).

Nenhum comentário:

Postar um comentário