segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DAI A DEUS O QUE É DE DEUS


Ler Mateus 22.15-21.


Os fariseus sempre foram “uma pedra na sandália de Jesus”. Estavam sempre o instigando, para pegá-lo nalgum erro. Desta vez, enviaram seus discípulos e os herodianos (partidários de Herodes) para questionar a Jesus acerca do pagamento ou não de impostos ao governo de Roma. Se Jesus respondesse que sim, iriam acusá-Lo de trair o povo, se dissesse que não, O denunciariam de sedição perante os romanos. Como sempre, Jesus dá uma resposta que os perplexos e que os deixam se ação, se retirando.

Jesus disse: Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mateus 22:21).

Ele quis dizer que se deve dar o que é do homem ao homem, mas o que pertence a Deus a Deus. Eu devo cumprir minhas obrigações cotidianas na minha vida secular, mas também devo cumprir minhas obrigações com Deus.

Escrevendo aos Coríntios, o apóstolo Paulo chamou Satanás de “o deus deste século” (2 Coríntios 4.4) e o que ele puder fazer para encher sua vida de compromissos com o mundo secular, ele fará, para lhe afastar da Presença de Deus. A intenção principal do Inimigo é ocupa-lo de tal forma que você nem tenha tempo de pensar em Deus, quanto mais servi-lo.

Nisso, temos que ter cuidado com alguns perigos:

1. O perigo dos extremos nos excessos. Você se entrega totalmente à sua vida pregressa, fazendo mil e uma coisas ao mesmo tempo, abraçando tudo e todos, provocando uma verdadeira confusão de horários e atribuições. Já outros têm excessos na vida cristã, com ativismo desregrado, fazem verdadeiras batalhas em casa, no trabalho ou na escola para defender a sua igreja, forçar as pessoas a aceitarem Jesus. São cristãos chatos, que criticam tudo, sem sabedoria nenhuma. Vivem muito na igreja e se esquecem de que têm casa, família, outras responsabilidades.

2. O perigo dos extremos na omissão. Têm pessoas que são notas 10 em “corpo mole”, preguiça, não dão um passo para resolver nada, vivem se encostando. Vivem reclamando do emprego, da carestia, do governo, da igreja, do pastor. Ninguém se livra da sua língua. Ele não se esforça para estudar, para se aprofundar no conhecimento do seu produto de trabalho, não faz por merecer uma promoção. Não cuida bem da família, vive na TV ou no computador enquanto em casa “o circo pega fogo”. Não valoriza ir aos cultos, não dá a devida atenção à Palavra, não se envolve na Obra de Deus.

Devemos saber dosar as coisas. Devemos buscar em Cristo sabedoria e disciplina para vivermos melhor.

Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória (Provérbios 24.3-6 - NVI).

Jesus nunca pediu para seus discípulos deixarem de dar o imposto devido ao Estado romano, mas os incentivou. Também afirmou que devemos dar a Deus o devido valor.

Em que devo, então, observar isso? Listamos aqui algumas coisas em que cremos que devem ser aplicadas:

1º) O seu tempo. Devemos saber separar Deus, trabalho, igreja e família. Devemos dar a cada um o seu devido tempo. Às vezes exageramos dando mais tempo a um somente e prejudicando os outros. Todos são importantes e cada um tem seu devido valor.

2º) O seu serviço. Você pode estar dizendo: “Ah, eu já trabalho muito no meu emprego, não tenho que também trabalhar na igreja. Deus sabe as minhas razões”. Está errado! Sabemos que nossos empregos exigem de nós empenho, atenção e tempo, mas a Obra do Senhor também precisa de pessoas que cooperem. Esta é a oração da Igreja, que o Senhor nos mande pessoas como você para servir a Ele e à Sua Obra.

E dizia-lhes [JESUS]: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Lucas 10.2).

3º) As suas finanças. Quando recebem seus rendimentos, alguns costumam correr para fazer a feira no supermercado, pagar as contas e, se obrar, dar algumas moedinhas para a Casa do Senhor. A Casa do Senhor se mantém aberta com dificuldades, pois muitos querem primeiro resolver sua vida para depois dar algo para Reino de Deus. Que aprendamos com Davi: O rei Davi já morava em seu palácio quando, certo dia disse ao profeta Natã: "Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor permanece numa simples tenda (1 Crônicas 17.1). E Davi resolveu providenciar recursos para a construção de um grande templo para o Senhor.

Têm outros que dão se possível até as roupas do corpo nas campanhas de prosperidade promovidas por alguns oportunistas de plantão, deixando a família desprovida.

Seja um bom mordomo do que Jesus lhe confiou. Cuide bem de suas finanças. Pague suas contas, adquira provisão para o seu lar, mas não deixe dar as suas primícias ao Senhor. Você o estará honrando por isso.

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provébios 3.9-10).

4º) A sua própria vida em sacrifício vivo a Deus. O apóstolo Paulo nos escreve em sua Carta aos Romanos:

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele (Romanos 12.1-2).

Quando estávamos no mundo (e você que está lendo este texto agora e ainda não serve a Deus vai entender isso) costumávamos nos desgastarmos na curtição, virando noites inteiras, “bebendo todas”, fazendo acontecer. Agora que serve a Jesus, não faz nem a metade em termos de dedicação a Ele. Dê ao Senhor sua adoração, cante e dance na Presença Dele, ame-O, participe das programações da Igreja e realize grandes coisas para o Senhor.

Seja sábio. Não tenha exageros na sua vida, mas busque ser bênção tanto em seus relacionamentos no meio secular quanto na sua família e na Casa do Senhor, fazendo sempre o melhor da melhor forma possível.

Na Graça do Altíssimo,

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário