segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ministração 1 da Campanha de Jejum e Oração de Ester



ALCANÇANDO O FAVOR DE DEUS E DOS HOMENS

(LER Ester capítulo 2)

A palavra FAVOR significa graça, benefício, benevolência. É ser agraciado por algo que vai além das nossas expectativas. É ser abençoado, agraciado, beneficiado por uma condição favorável de forma grandiosa.

Ester obteve um favor quando, de forma divinamente providencial, saiu do meio do povo e foi feita Rainha da Pérsia. Ela é um exemplo de como o favor de Deus nos eleva a uma posição de honra e significância.

Ester era uma judia órfã de pai e mãe que fora criada por seu primo Mordecai, filho de judeus levados cativos para a Babilônia no tempo do rei Jeconias de Judá. Ela participou de um concurso para se achar uma esposa para o rei Assuero, que havia desprezado a sua antiga esposa, a rainha Vasti, que o indignou após se recusar ir à sua presença numa festa dada aos homens do Reino (Ester cap. 1).

Ester foi levada ao Palácio Real juntamente com todas as virgens formosas do Reino, para serem preparadas por doze meses, ao final dos quais uma a uma iriam à presença do rei. Aquela a quem o rei mais se agradasse seria a escolhida. E foi Ester a escolhida e feita rainha em lugar de Vasti.

Para chegar a mais alta posição de uma mulher no reino, Ester alcançou o favor de homens (como veremos a seguir) e, principalmente, de Deus.

Como Ester alcançou favor e como podemos aprender com ela?

1. Ester alcançou benevolência pela sua beleza e formosura. (Ester 2.4,7 e 9)

A beleza não está apenas no corpo, mas também na alma. Um dos significados de beleza é bondade e excelência. Temos que expressar a beleza de Cristo em nossas vidas através de um coração alegre (Provérbios 15.13). Também precisamos saber nos portar e nos comportar em ocasiões importantes, como fez José quando foi chamado à presença de Faraó, que respeitou os protocolos (Gênesis 41.14).

2. Ester recebeu condição favorável pela sua discrição. (Ester 2.10 e 20)

Aconselhada por Mordecai, Ester não revelou ser judia. A discrição é importante se quisermos alcançar posições importantes na vida (Provérbios 19.11 a). Existem pessoas que são extremamente indiscretas, que falam demais. Estas pessoas não são dignas de confiança e não chegarão a lugar algum.

3. Ester alcançou simpatia pela sua sabedoria. (Ester 2.12-15)

Ester se diferenciou das outras candidatas quando, ao ser levada à presença do rei, nada pediu, não fez nenhuma exigência. Se você deseja ser uma pessoa sábia, peça a Deus (Tiago 1.5).

4. Ester foi beneficiada pelos seus bons relacionamentos. (Ester 2.8-9 e 15).

Ester estava sempre cercada de amigos em lugares inesperados. Estes amigos a favoreceram nos momentos decisivos no palácio real. É importante termos amigos (Provérbios 17.17).

O Senhor deseja favorecer você. Busque o favor do Senhor. Ele também colocará pessoas em sua vida que o favorecerão. Como disse o pastor e escritor americano Mike Murdock: “Um dia de favor vale mais do que mil dias de labor”. A benevolência do Senhor o elevará maravilhosamente.

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário