segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Há Esperança para Você!


Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova (Jó 14.7-9).

Estas palavras foram declaradas por Jó, um homem sofreu duras perdas. Jó tinha todos os motivos para desistir de tudo e se entregar à tristeza e depressão, pois sendo um homem rico, poderoso e com uma bonita família, viu tudo acabar da noite para o dia quando seus bens foram perdidos, seus filhos e filhas morreram (Jó 1.13-19) e ele mesmo ser acometido uma enfermidade terrível que o assolava dos pés à cabeça (Jó 2.7-8). Até a sua mulher, companheira de muitos anos, o induziu a blasfemar contra Deus (Jó 2.9).

Jó demonstra sua integridade e profunda devoção a Deus quando soube de todas estas desgraças e se coloca perante o Senhor:

Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma (Jó 1.20-22).

Todos nós estamos passíveis a lutas. Existem situações pelas quais passamos que achamos que não iremos aguentar, e o que vemos são nuvens cinza que esbravejam trovões nos céus de nossas vidas, põe em dúvidas o nosso coração e questionam a nossa paz.

Acho interessante que diante de tamanho infortúnio, Jó ainda vê esperança. Em 1 Coríntios 13.13 diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, porém o maior destes é o amor”. Alguém já disse que a esperança é a última que morre, mas a Palavra de Deus diz que a esperança permanece, e é esperando em Jesus que nós iremos vencer as calamidades.

Existem exemplos na Bíblia de pessoas que, mesmo fragilizadas por situações ruins que vieram sobre suas vidas, creram em Deus e receberam vitórias. Listo aqui dois exemplos:

1. O rei Ezequias (Isaías 381-6). Este rei estava doente de uma enfermidade mortal e recebeu a visita do profeta Isaías que o disse que pusesse sua casa em ordem que o mesmo morreria. Este rei, inconformado, virou o rosto contra a parede, orou e chorou muitíssimo. Deus reverteu a sua situação e ele foi curado e ainda recebeu promessas.

2. A mulher do fluxo de sangue (Marcos 5.25-34). Este mulher sofria a 12 anos de uma hemorragia contínua, gastou tudo que tinha com médicos em busca da cura, sem, contudo, obter solução. Como numa última alternativa, buscou resolutamente a cura em Jesus. Ao tocar na orla do vestido de Cristo, foi instantaneamente curada.

A declaração acima mencionada feita por Jó nos revela a firmeza na fé deste homem de Deus. Ele demonstra isso quando afirma que a “árvore (...) mesmo cortada, ainda se renovará”. Ele denota que não se entregará e ainda assim não cessará de crescer. Mesmo que passe pela maior seca que provoque sequidão no seu interior, ele afirma que “ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova”.

O fim de linha não chegou. Há esperança para você. Deus erguerá a sua vida e lhe guardará.

O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam (Isaías 58.11).

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará (Salmo 37:5).

Na Graça de Cristo,
Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário