segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Nossos Pastores das nossas Igrejas


Da esquerda para a direita: Pastor Cleiton e Pastora Carla (IEEA Juazeiro/Ba) - Pastor Noleto e Pastora Emília (IEEA São Luiz/Ma) - Presidentes Pastor Ricardo e Pastora Janaína (IEEA Sede Petrolina/Pe) - Pastor Enádio e Pastora Georgia (IEEA Jacobina/Ba) - Pastor João e Presbítera Michele (IEEA Jatobá, Petrolina/Pe) - Pastor Ilmar e Diaconisa Eliane (IEEA José e Maria, Petrolina/Pe).

DO CAOS AO FAVOR DIVINO ***


*** PALAVRA MINISTRADA NA 1ª NOITE DE ANIVERSÁRIO DA IEEA SEDE - PETROLINA (PE), EM 25.08.12.

“Nos dias de Elias e Eliseu, existiam várias ‘Escolas de Profetas’. Não se faz claro, exatamente, o que nelas se estudava, mas compreende-se que eram centros de treinamento espiritual”¹. Estas escolas provavelmente estavam sob a autoridade dos profetas. Os estudantes eram chamados de “Os Discípulos dos Profetas”. Um desses discípulos morreu e, não se sabe o porquê, deixou a família endividada, levando os credores a bater na porta da viúva.


Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos (1 Reis 4.1).

Como a viúva não tinha como pagar a dívida, eles ameaçaram levar os dois filhos dela como escravos. O desespero tomou conta daquela mulher. Era uma situação caótica: havia perdido o marido; havia herdado dívidas, que, ao que parece, não era pouca; e ainda estava prestes a perder os dois filhos, que era o mais importante que lhe restava.

Nestas situações da vida, as atitudes fazem toda a diferença. Ela não ficou passiva esperando levarem seus dois filhos como escravos, mas foi em busca de uma solução. E o que nos chama atenção é a fonte da solução. Não foi obter ajuda de agiotas ou financeiras, mas resolveu ir até o homem de Deus, a fonte correta.

Ao chegar até o profeta Eliseu, a mulher clama a este. A princípio, o profeta pergunta sobre o que fazer a esta mulher, e a interroga acerca do que ela tem em casa.

Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite (1 Reis 4.2).

Ela primeiro responde que não tem nada, mas logo após diz ter somente uma botija de azeite. Você sempre terá os elementos do milagre. Quem faz o milagre, a transformação é Deus, mas elementos que Ele usa estarão sempre com você. A viúva tinha algo e foi isto que Deus usou reverter a situação de caos financeiro em um grande favor naquele dia.

O passo seguinte foi uma instrução: Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia (1 Reis 4.3-5).

Quando tomamos atitude e buscamos a fonte correta, que é Jesus, Ele sempre nos dará uma instrução, nos dirá o que fazer.

A mulher acata a instrução dada por Eliseu e sai em busca de vasilhas com seus dois filhos. Seguir a instrução dada pelo homem de Deus pode nos levar a grandes vitórias. Mas o profeta não só dá uma instrução, mas conta um segredo. Pede para ela não só pedir vasilhas emprestadas, mas muitas vasilhas. A quantidade de vasilhas era a proporção da sua fé.

Quanto mais vasilhas, mais azeite se multiplicaria. É isto que o Senhor pede a você hoje: muita fé. Quanto maior a fé, maior o milagre, a multiplicação sobre sua vida.

Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou (1 Reis 4.6).

Isto demonstra o quanto o agir de Deus é conforme a fé que temos. Acabadas as vasilhas, parou de jorrar o azeite da botija. O azeite, na Bíblia, representa a Unção do Espírito Santo. Aqui está uma revelação: quanto mais espaço você der na sua vida para Deus, como a sua dedicação em oração, o seu tempo a Ele, bem como a sua obediência, mais o Espírito de Deus lhe encherá. Não permita que o Espírito deixe de fluir em você. Dê lugar ao Seu maravilhoso agir.

Outro fato que gostaria de frisar é que Deus tem o desejo de multiplicar, de abundar. Aquela viúva estava no caos, com uma vida assolada, sem nada para viver. Naquele tempo, em Israel, viúvas não tinham nem direito à herança. Não haviam órgãos de assistência social, nem pensão por viuvez. A única esperança era a ajuda de seus filhos. Mas os credores queriam levar seus filhos como resgate pela dívida deixada pelo seu falecido marido, pois os filhos eram considerados como bens transferíveis. A postura dessa mulher em buscar uma solução, partindo até a fonte correta, que era ir clamar junto ao homem de Deus, e, depois seguir a sua instrução em atitude e fé, fez o caos se transformar em favor divino.

Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto (1 Reis 4.7).

O azeite é uma substância líquida valiosa. O favor de Deus em multiplicação de azeite serviu para aquela mulher pagar toda a dívida, como ainda sobrou para ela e seus filhos viverem do rendimento financeiro que o restante deste azeite proporcionou.

É assim que Deus faz. Ele é Deus de provisão e de prosperidade. Levante-se, vá até a fonte correta, obedeça à instrução com ação e fé, e prove do favor grandioso do Senhor Jesus em sua vida!

Pr Enádio.

1. SHEDD, Russel P. Bíblia Shedd; Traduzida por João Ferreira de Almeida – 2. Ed. Ver. E atual. No Brasil. - São Paulo: Nova Vida, 1997, pág. 526 (rodapé).

Aniversário da nossa Igreja Mãe - IEEA Sede - Petrolina (PE) - MELHORES MOMENTOS





















Ministração 1 da Campanha de Jejum e Oração de Ester



ALCANÇANDO O FAVOR DE DEUS E DOS HOMENS

(LER Ester capítulo 2)

A palavra FAVOR significa graça, benefício, benevolência. É ser agraciado por algo que vai além das nossas expectativas. É ser abençoado, agraciado, beneficiado por uma condição favorável de forma grandiosa.

Ester obteve um favor quando, de forma divinamente providencial, saiu do meio do povo e foi feita Rainha da Pérsia. Ela é um exemplo de como o favor de Deus nos eleva a uma posição de honra e significância.

Ester era uma judia órfã de pai e mãe que fora criada por seu primo Mordecai, filho de judeus levados cativos para a Babilônia no tempo do rei Jeconias de Judá. Ela participou de um concurso para se achar uma esposa para o rei Assuero, que havia desprezado a sua antiga esposa, a rainha Vasti, que o indignou após se recusar ir à sua presença numa festa dada aos homens do Reino (Ester cap. 1).

Ester foi levada ao Palácio Real juntamente com todas as virgens formosas do Reino, para serem preparadas por doze meses, ao final dos quais uma a uma iriam à presença do rei. Aquela a quem o rei mais se agradasse seria a escolhida. E foi Ester a escolhida e feita rainha em lugar de Vasti.

Para chegar a mais alta posição de uma mulher no reino, Ester alcançou o favor de homens (como veremos a seguir) e, principalmente, de Deus.

Como Ester alcançou favor e como podemos aprender com ela?

1. Ester alcançou benevolência pela sua beleza e formosura. (Ester 2.4,7 e 9)

A beleza não está apenas no corpo, mas também na alma. Um dos significados de beleza é bondade e excelência. Temos que expressar a beleza de Cristo em nossas vidas através de um coração alegre (Provérbios 15.13). Também precisamos saber nos portar e nos comportar em ocasiões importantes, como fez José quando foi chamado à presença de Faraó, que respeitou os protocolos (Gênesis 41.14).

2. Ester recebeu condição favorável pela sua discrição. (Ester 2.10 e 20)

Aconselhada por Mordecai, Ester não revelou ser judia. A discrição é importante se quisermos alcançar posições importantes na vida (Provérbios 19.11 a). Existem pessoas que são extremamente indiscretas, que falam demais. Estas pessoas não são dignas de confiança e não chegarão a lugar algum.

3. Ester alcançou simpatia pela sua sabedoria. (Ester 2.12-15)

Ester se diferenciou das outras candidatas quando, ao ser levada à presença do rei, nada pediu, não fez nenhuma exigência. Se você deseja ser uma pessoa sábia, peça a Deus (Tiago 1.5).

4. Ester foi beneficiada pelos seus bons relacionamentos. (Ester 2.8-9 e 15).

Ester estava sempre cercada de amigos em lugares inesperados. Estes amigos a favoreceram nos momentos decisivos no palácio real. É importante termos amigos (Provérbios 17.17).

O Senhor deseja favorecer você. Busque o favor do Senhor. Ele também colocará pessoas em sua vida que o favorecerão. Como disse o pastor e escritor americano Mike Murdock: “Um dia de favor vale mais do que mil dias de labor”. A benevolência do Senhor o elevará maravilhosamente.

Pr Enádio.

Medite..


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Aniversário da IEEA Sede em Petrolina

Livros que recomendo


Charges para reflexão



Assista!

Pastores IEEA Jacobina

Nossa liderança - IEEA Jacobina

Da esquerda para a direita: Obreiro VINÍCIUS, Obreira EUSIANE, Pastor ENÁDIO, Pastora GEORGIA, Diaconisa JACIRA e Obreira ELIANE.

DAI A DEUS O QUE É DE DEUS


Ler Mateus 22.15-21.


Os fariseus sempre foram “uma pedra na sandália de Jesus”. Estavam sempre o instigando, para pegá-lo nalgum erro. Desta vez, enviaram seus discípulos e os herodianos (partidários de Herodes) para questionar a Jesus acerca do pagamento ou não de impostos ao governo de Roma. Se Jesus respondesse que sim, iriam acusá-Lo de trair o povo, se dissesse que não, O denunciariam de sedição perante os romanos. Como sempre, Jesus dá uma resposta que os perplexos e que os deixam se ação, se retirando.

Jesus disse: Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mateus 22:21).

Ele quis dizer que se deve dar o que é do homem ao homem, mas o que pertence a Deus a Deus. Eu devo cumprir minhas obrigações cotidianas na minha vida secular, mas também devo cumprir minhas obrigações com Deus.

Escrevendo aos Coríntios, o apóstolo Paulo chamou Satanás de “o deus deste século” (2 Coríntios 4.4) e o que ele puder fazer para encher sua vida de compromissos com o mundo secular, ele fará, para lhe afastar da Presença de Deus. A intenção principal do Inimigo é ocupa-lo de tal forma que você nem tenha tempo de pensar em Deus, quanto mais servi-lo.

Nisso, temos que ter cuidado com alguns perigos:

1. O perigo dos extremos nos excessos. Você se entrega totalmente à sua vida pregressa, fazendo mil e uma coisas ao mesmo tempo, abraçando tudo e todos, provocando uma verdadeira confusão de horários e atribuições. Já outros têm excessos na vida cristã, com ativismo desregrado, fazem verdadeiras batalhas em casa, no trabalho ou na escola para defender a sua igreja, forçar as pessoas a aceitarem Jesus. São cristãos chatos, que criticam tudo, sem sabedoria nenhuma. Vivem muito na igreja e se esquecem de que têm casa, família, outras responsabilidades.

2. O perigo dos extremos na omissão. Têm pessoas que são notas 10 em “corpo mole”, preguiça, não dão um passo para resolver nada, vivem se encostando. Vivem reclamando do emprego, da carestia, do governo, da igreja, do pastor. Ninguém se livra da sua língua. Ele não se esforça para estudar, para se aprofundar no conhecimento do seu produto de trabalho, não faz por merecer uma promoção. Não cuida bem da família, vive na TV ou no computador enquanto em casa “o circo pega fogo”. Não valoriza ir aos cultos, não dá a devida atenção à Palavra, não se envolve na Obra de Deus.

Devemos saber dosar as coisas. Devemos buscar em Cristo sabedoria e disciplina para vivermos melhor.

Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável. O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória (Provérbios 24.3-6 - NVI).

Jesus nunca pediu para seus discípulos deixarem de dar o imposto devido ao Estado romano, mas os incentivou. Também afirmou que devemos dar a Deus o devido valor.

Em que devo, então, observar isso? Listamos aqui algumas coisas em que cremos que devem ser aplicadas:

1º) O seu tempo. Devemos saber separar Deus, trabalho, igreja e família. Devemos dar a cada um o seu devido tempo. Às vezes exageramos dando mais tempo a um somente e prejudicando os outros. Todos são importantes e cada um tem seu devido valor.

2º) O seu serviço. Você pode estar dizendo: “Ah, eu já trabalho muito no meu emprego, não tenho que também trabalhar na igreja. Deus sabe as minhas razões”. Está errado! Sabemos que nossos empregos exigem de nós empenho, atenção e tempo, mas a Obra do Senhor também precisa de pessoas que cooperem. Esta é a oração da Igreja, que o Senhor nos mande pessoas como você para servir a Ele e à Sua Obra.

E dizia-lhes [JESUS]: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara (Lucas 10.2).

3º) As suas finanças. Quando recebem seus rendimentos, alguns costumam correr para fazer a feira no supermercado, pagar as contas e, se obrar, dar algumas moedinhas para a Casa do Senhor. A Casa do Senhor se mantém aberta com dificuldades, pois muitos querem primeiro resolver sua vida para depois dar algo para Reino de Deus. Que aprendamos com Davi: O rei Davi já morava em seu palácio quando, certo dia disse ao profeta Natã: "Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca da aliança do Senhor permanece numa simples tenda (1 Crônicas 17.1). E Davi resolveu providenciar recursos para a construção de um grande templo para o Senhor.

Têm outros que dão se possível até as roupas do corpo nas campanhas de prosperidade promovidas por alguns oportunistas de plantão, deixando a família desprovida.

Seja um bom mordomo do que Jesus lhe confiou. Cuide bem de suas finanças. Pague suas contas, adquira provisão para o seu lar, mas não deixe dar as suas primícias ao Senhor. Você o estará honrando por isso.

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (Provébios 3.9-10).

4º) A sua própria vida em sacrifício vivo a Deus. O apóstolo Paulo nos escreve em sua Carta aos Romanos:

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele (Romanos 12.1-2).

Quando estávamos no mundo (e você que está lendo este texto agora e ainda não serve a Deus vai entender isso) costumávamos nos desgastarmos na curtição, virando noites inteiras, “bebendo todas”, fazendo acontecer. Agora que serve a Jesus, não faz nem a metade em termos de dedicação a Ele. Dê ao Senhor sua adoração, cante e dance na Presença Dele, ame-O, participe das programações da Igreja e realize grandes coisas para o Senhor.

Seja sábio. Não tenha exageros na sua vida, mas busque ser bênção tanto em seus relacionamentos no meio secular quanto na sua família e na Casa do Senhor, fazendo sempre o melhor da melhor forma possível.

Na Graça do Altíssimo,

Pr Enádio.

Charge

URGENTE: Senado promove enquete sobre liberação de drogas; ACESSE e vote

O portal do Senado Federal está promovendo a seguinte enquete: “Você é a favor ou contra o projeto que permite a produção e o porte de drogas para consumo próprio (PLS 236/12)?”

Se posicione e VOTE CONTRA este projeto de lei que visa permitir a produção e o porte de drogas para consumo próprio.


Para votar ACESSE AQUI: http://www12.senado.gov.br/noticias. A enquete está disponível ao lado direito, no fim da página.

Fonte: Verdade Gospel.



Dezenas de cristãos são crucificados em árvores no Egito

A subida ao poder da Irmandade Muçulmana no Egito, após a chamada “Primavera Árabe” tem gerado muita especulação sobre os rumos desse inimigo histórico de Israel. O presidente Mohammed Morsi prometeu tratar igualmente aos membros de todas as religiões.


Mas órgãos de mídia do Oriente Médio confirmam que durante os recentes ataques, membros da Irmandade Muçulmana “crucificaram os opositores do presidente Morsi em árvores em frente ao palácio presidencial, enquanto outros foram espancados”.

Raymond Ibrahim, do Projeto de Investigação sobre o Terrorismo, disse que as crucificações são feitas pelo que a mídia árabe chama de “partidários”, “apoiadores” e “seguidores” da Irmandade Muçulmana, mas não necessariamente do governo atual.

As vítimas são todas as pessoas que, de alguma forma, contraria o novo governo, isso inclui muitos cristãos egípcios, esclarece Ibrahim. A brutalidade é reservada para os cristãos, porém as crucificações são por causa de doutrina islâmica e são ensinadas pelo Alcorão, garante o especialista. Os detalhes sobre as crucificações não foram divulgados, nem o número total de pessoas, embora sejam dezenas.

Clare Lopez, do Centro para Política de Segurança Americana, lembra que, para o Islã, a crucificação é um hadd (punição), estipulada pela Sura 5:33 do Alcorão, e, portanto, uma parte obrigatória da Shariah. “Essa tem sido uma punição tradicional dentro do Islã… A Irmandade Muçulmana não tem a opção de não incluir a crucificação em seu código legal. É algo obrigatório para se cumprir a sharia. E claro, para chocar também, pode ter certeza”, esclarece Lopez.

Lopez dá um aviso aos cristãos do Egito, em especial a minoria copta. “Eles devem sair do Egito o mais rápido possível… para os que não conseguirem sair, esperem ver as coisas ficarem semelhantes ao que enfrentaram os judeus na Alemanha nos anos 1930″.

Pamela Geller, analista de Questões do Oriente Médio e Islamismo, concorda plenamente e também cita o Alcorão. “Os cristãos estão com sérios problemas, porque o Alcorão na Sura 9:29 ordena que os muçulmanos façam uma guerra contra eles e os subjuguem”, lembra.

A ONG International Christian Concern, liderada no Oriente Médio por Aidan Clay acredita que há uma relação entre esses recentes ataques contra os inimigos do regime e o ataque de extremistas a Israel pela fronteira do Sinai.

Esse incidente que envolveu guerrilheiros do Hamas resultou na demissão do Ministro da Defesa, o marechal Mohammed Tantawi e de outros líderes militares. A resposta do presidente Morsi incluiu um novo ministro simpatizante da Irmandade Muçulmana. “É evidente que Morsi está rapidamente se tornando líder absoluto dos exércitos do Egito, o que significa que o controle do país estará nas mãos da Irmandade Muçulmana também”, disse Clay. Isso pode colocar em risco tanto a situação dos cristãos no Egito quanto a paz com Israel.

Fonte: Gospel Prime

Eleições 2012




AVIVA NOSSAS VIDAS, Ó DEUS

Tenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia (Habucuque 3.2).


Avivamento está no Coração de Deus para a Sua Igreja e para o Seu Povo. Avivar é “tornar vivo”, ou seja, trazer vida aquilo que parecia estar morto. Este versículo acima é uma oração do profeta Habacuque para que o Senhor avivasse a Sua Obra. Isto não é apenas importante, avivamento é uma necessidade para a Igreja, para todos nós.

Através de um texto que iremos ler a seguir vamos entender como se deu o processo de um grande avivamento em Israel e como podemos absorver para nossas vidas.

Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR (1 Samuel 7.1-2).

As duas primeiras coisas que percebo quando está para vir um avivamento, é que há uma clareza da Presença de Deus e que os corações se sensibilizam, demonstrando desejo de mudança.

Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR (1 Samuel 7.3-4).

Deus sempre levanta homens com discernimento espiritual para compreender o que Ele deseja fazer e que exortarão Seu Povo a arrancar o que há de mais enraizado e grave em relação ao pecado para que haja uma manifestação maior do Poder do Espírito Santo. São estes pecados que abrem brechas para a ação de demônios, levando muitos para o cativeiro de Satanás. O Mover do Senhor traz libertação.

Os filhos de Israel obedeceram à palavra do homem de Deus.

Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR. Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa (1 Samuel 7.5-6).

A manifestação do Senhor traz aos nossos corações a necessidade de congregarmos, de estarmos juntos (Atos 2.42-44); de orarmos e jejuarmos, nos humilhando e consagrando ao Senhor; e de tratarmos os problemas e as diferenças que existem entre nós, membros do Corpo de Cristo.

Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu. Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car (1 Samuel 7.7-11).

Congregar, orar e jejuar e tratar os problemas e as diferenças que existem no Corpo de Cristo é algo que abala o inferno. O Inimigo resolveu partir para a ofensiva. Reuniu seus principais chefes, e vieram contra Israel. Os filhos de Israel temeram. Muitas investidas de Satanás trará medo a você, isso porque o Inimigo já havia lhe vencido no passado, como aconteceu com Israel (1 Samuel 4), e são essas pensamentos do passado que virão à sua mente. Mas o erro não está em temer, e sim em não reagir. Eles reagiram. Pediram auxílio em oração ao profeta Samuel. Samuel clamou ao Senhor, ofereceu sacrifícios e o Senhor o respondeu: usou a fúria da natureza para provocar terror nos inimigos que, enfraquecidos e atordoados, foram derrotados pelos filhos de Israel. Não temas, Deus é Deus de Providência. Creia, ore, se consagre e lute. A presença do Senhor está contigo e Ele fará maravilhas!

Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel. As cidades que os filisteus haviam tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate; e até os territórios delas arrebatou Israel das mãos dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. (1 Samuel 7.12-14).

Haverá um marco entre o antes e depois da manifestação do Senhor. Grandes avivamentos da História recente da Igreja como o de Toronto (Canadá), Pensacola (Estados Unidos), Cáli (Colômbia) e Kiambu (Quênia) marcaram profundamente a Igreja nestas cidades com também a sociedade e ainda têm impactado muitas pessoas ao redor do mundo.

O avivamento de Israel nos dias de Samuel trouxe vitória sobre o Inimigo, restituição de suas cidades e paz. Assim Deus também fará conosco.

Volta a falar o que declarei no início: avivamento não é apenas importante, é uma necessidade para a Igreja, para todos nós. Esta deve ser a nossa oração, a nossa busca.

Pr. Enádio.