sábado, 9 de maio de 2009

NA PRESENÇA DO NOIVO


"Antes que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso." Cânticos 4.6


O livro de Cantares foi um livro escrito por Salomão com cânticos nupciais, tendo como o seu tema central o grande amor do noivo pela sua noiva, tendo este livro um cunho espiritual, pois ilustra a comunhão íntima entre o Senhor e a sua Igreja. Dentre muitas declarações poéticas, este versículo que destacamos é umas das declarações da noiva que revela a busca pelo seu amado, representando a nossa busca, como Igreja, pelo nosso Deus.

1. “Antes que refresque o dia e fujam as sombras” Este verso começa com um ansioso desejo da noiva em ir ao monte logo cedo. Isso nos revela PRIORIDADE. Nós temos prioridades em nossas vidas. Qual é a sua principal prioridade. Deus tem que ser a nossa principal prioridade na vida.

2. “Irei ao monte... e ao outeiro...” Ir a lugares altos, na Bíblia, denota a busca pela intimidade do Senhor. Isso aconteceu com Moisés, com Jesus. Temos que ter desejo de estar na presença do Senhor (Salmo 42.1-2).

3. “da mirra... do incenso...” Estes dois elementos contidos neste versículo que dá nome aos dois lugares altos simbolizam duas atitudes nossas perante Deus:

MIRRA – sacrifício. A mirra era uma resina tirada de uma pequena árvore do Oriente Médio, com a qual se fazia um perfume agradável e um remédio que, misturado com vinho, servia como calmante (Salmo 45.8; Marcos 15.23). A mirra simboliza sacrifício, uma vida de completa entrega a Deus.

INCENSO – oração. O incenso é uma resina aromática de certas árvores que, misturada com especiarias (Êxodo 30.34-38), era queimada nas cerimônias de adoração a Deus (Levítico 16.13), de manhã e à tarde (Êxodo 30.1-10). O incenso é símbolo das orações que subiam para Deus (Salmo 141.2; Apocalipse 8.3-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário