sábado, 16 de maio de 2009

VENCEDOR, SIM, DESACREDITADO, JAMAIS!


“Davi retirou-se dali e se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. Dali passou Davi a Mispa de Moabe e disse ao seu rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo que Davi esteve neste lugar seguro. Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete.” 1 SAMUEL 22.1-5.
* * * * * * * * * * * * * * * * *
Este texto fala um pouco sobre a vida de Davi e o tratamento de Deus sobre o Seu servo, trazendo-nos grandes revelações. A esta altura Davi já havia sido ungido por Samuel, tinha derrotado o gigante Golias e era invejado de forma maligna por parte de Saul, que passou a querer matá-lo a qualquer custo, pois este achava que Davi era uma ameaça para ele. Davi, então, resolve fugir para o estrangeiro e ali se abriga numa caverna, onde outras pessoas também se juntam a ele.

Alguns pontos que eu gostaria de tratar com você neste texto:

1. Saul procurava Davi para matá-lo, pois se sentia ameaçado (1 Samuel 21.10).

Assim também acontece com você! Satanás sabe da ameaça que você é para ele. Ele tem inveja de você, por isso que procura devorar os servos de Deus. (1 Pedro 5.8).

2. A Caverna de Adulão significa a Igreja de Cristo em que todos vêm buscar abrigo e segurança (1 Samuel 22.1 a).

A igreja é um lugar de refúgio, lugar fortificado, onde podemos viver debaixo das asas do Altíssimo. No Salmo 18.33 diz: “faz os meus pés como os das corças, e me coloca em segurança nos meus lugares altos”.

3. Sobre esta Caverna veio se abrigar Davi, depois a sua família e, por fim, homens desacreditados (1 Samuel 22.1-2).

Da mesma forma que Davi, que foi a esta caverna buscar refúgio e segurança, assim também fez você, vindo à Igreja do Senhor. Depois de você virão outros; virão a sua família e muitas outras pessoas que Deus salvará através de ti.

4. Aqueles homens que se uniram com Davi eram tipos de pessoas que quase ninguém queria, mas que nas mãos de Deus, eles se tornaram vencedores ((1 Samuel 22.2).

Eram quatrocentos homens que estavam em aperto (como uma ilha, cercado pelos problemas, ondas de pressões, sem saber ao certo que rumo pegar), endividados (cabisbaixos, envergonhados) e amargurados de espírito (angustiados, desanimados, depressivos). São estes tipos de pessoas que chegam à Igreja, mas que Deus trata e levanta para ser um exército vencedor. Lá na frente, este exército de Davi se tornou o exército de um império conquistador. (2 Samuel 8.1-14).

5. Depois que Deus tratou Davi, sua família e seu povo, lá na caverna, eles partiram para um lugar seguro, mas o Senhor os manda sair da zona de conforto (1 Samuel 22.3-5).

Eles saem para Moabe e lá permanecem num lugar seguro, aos cuidados do rei deste país, mas, por intermédio do profeta Gade, Deus os manda sair dali e entrar em Judá, lugar de domínio do seu maior inimigo: Saul. Nestes três versículos o Senhor nos mostra uma revelação profunda: Moabe significa segurança terrena. A própria finalidade do nascimento de Moabe foi para assegurar a descendência de Ló, que, embriagado, praticou incesto com suas duas filhas e, estas, tiveram dois filhos no pecado (Gênesis 19.30-38). De Moabe se originou uma grande nação inimiga de Israel. Mais tarde, no livro de Rute, o casal Elimeleque e Noemi, junto com os dois filhos, foge da fome em Judá em busca de segurança em Moabe (Rute 1). Por confiarem na segurança terreno ao invés da providência divina, esta família sofre uma verdadeira desgraça!
Deus não quer você parado, fora da guerra. Saia da sua zona de conforto! Ele o quer no campo de batalha, pois é ali que você se encontrará com a tua vitória!

O povo de Deus é um povo vencedor. Não importa quem você é ou de onde veio, neste exército, você é “mais que vencedor” (Romanos 8.37).


***By Pr Enádio.

2 comentários: