segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Deus Luta por Mim

Ler Josué 10.6-14.

Em muitas passagens na Bíblia Deus é chamado de “O Senhor dos Exércitos” (Iahweh Sebaôth no hebraico), um título divino comumente encontrado nos profetas (88 vezes só em Jeremias) e empregado para apontar a Deus em todas as ocasiões como Salvador e Protetor de Seu Povo. Ser “Senhor dos Exércitos” significa ter todos os poderes celestiais à sua disposição. Esta nomenclatura também aponta para um Deus que defende o Seu Povo. Em toda a história, percebemos o Senhor lutando pelos Seus.

Nos primeiros tempos da Igreja Cristã, notamos a defesa do Senhor pelos homens que propagavam a Sua Palavra, a exemplo do apóstolo Paulo, quando o Senhor numa visão de madrugada o encorajou e prometeu defendê-lo das ameaças de opositores em Corinto (1 Coríntios 18.9). Na Idade Média, período crítico na história de Igreja, percebemos a luta e a constância dos grandes vultos da fé como John Wycliffe, João Huss e Girolamo Savonarola, ao quais denunciaram o enfraquecimento moral e a corrupção econômica da Igreja Romana e desejaram mudar radicalmente esta situação. Se não fosse a interferência do Senhor na vida desses homens encorajando-os e muitas vezes protegendo-os, não poderíamos ver nascer o que mais tarde chamou-se de Reforma Protestante. Na Igreja Contemporânea, observamos as grandes interferências do Senhor em livramentos de seus mensageiros que levavam Sua mensagem de Amor aos países fechados pelo regime comunista e até no dia-a-dia, notamos o cuidado do Senhor conosco.

No Antigo Testamento, mais precisamente na história de Israel, podemos encontrar em muitas passagens o esforço de Deus em lutar pelo Seu Povo para fazer cumprir os Seus Propósitos. É assim no livro de Josué, quando encontramos Israel num período decisivo, já estava ocupando a terra da promessa e a cada dia enfrentando grandes lutas. Na terra prometida, os inimigos se levantaram ferozmente contra o Povo de Deus, pois estar na terra da promessa não é garantia de viver sem lutas.

No trecho que lemos em Josué capítulo 10, os gibeonitas fizeram aliança com os israelitas por temê-los, pois tinham ouvido as grandes vitórias de Israel sobre Jericó e Ai. Sucedeu que uma confederação de pequenos reinos chamados de amorreus, se juntaram para ferir a Gibeão por terem feito aliança com Israel. Os gibeonitas, sem saída, pedem socorro a Josué, que recebe o aval de Deus para ajudá-los. O que podemos perceber é que os amorreus eram superiores a Israel e Gibeão, mas com certeza não eram mais que o Deus de Israel. Nas batalhas que você trava na sua vida, muitas vezes o seu inimigo parecerá maior que você, mas não mais que o Senhor que servimos.

Nesta passagem aprendemos que:

1. O SENHOR DOS EXÉRCITOS PROTEGE QUEM TE RECONHECE E ESTÃO DEBAIXO DA TUA PROTEÇÃO.
Gibeão foi protegido por Deus porque tinham aliança com o Seu Povo e por isso estavam submetidos a eles (Josué 10.6-8). O Senhor livrará aqueles que estão contigo nas tuas batalhas e debaixo dos teus cuidados.

2. O SENHOR CONTURBARÁ O TEU INIMIGO.
O inimigo enxergou Israel como um inimigo multiplicado. Isso trouxe perturbação aos amorreus (Josué 10.9-10). Meu querido tome posse desta palavra: aqueles que se levantam contra ti serão perturbados; por maiores que sejam eles, serão agitados e quebrantados pelo Poder de Deus através da sua vida!

3. QUANDO A LUTA É GRANDE, O SOBRENATURAL DE DEUS SE MANIFESTA.
Os amorreus fugiram para as montanhas onde eram experientes, pois habitavam nos altos, e ali eles teriam mais chance de derrotar e envergonhar os israelitas, mais aí o sobrenatural se manifestou: o Senhor usou os elementos da natureza com instrumento de batalha pelo Seu Povo, fazendo cair chuva de grandes pedras de gelo de tamanho de um punho que matou todo o inimigo. (Josué 10.11). Na tua luta, quando mais se sentir inferiorizado, haverá a manifestação de Deus, agindo de forma sobrenatural e provendo o teu livramento.

4. O SENHOR MOVE OS CEÚS E A TERRA PELA TUA VITÓRIA.
Algo extraordinário aconteceu: na batalha campal, Josué percebendo que a tarde caía e a noite se aproximava, e que Israel estava prevalecendo, orou ao Senhor para que detivesse o Sol e não fizesse subir a Lua, tendo o Senhor o atendido. (Josué 10.12-14). Esta narração nos faz entender que o Senhor dos Exércitos houve o clamor de seus soldados no campo de batalha e realiza feitos miraculosos a fim de mostrar o Seu cuidado e favor em nossas vidas.

O Senhor sempre lutou pelos seus filhos. Ele é um General que não abandona um exército em guerra nem soldados em batalhas. Nas suas lutas pessoais, ministeriais, profissionais e familiares, saiba que o Senhor está contigo, como diz a Palavra em 2 Crônicas 20.17: “Nesta batalha, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.“

Nas batalhas e livramentos do Iahweh Sebaôth,
Pr. Enádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário