quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Não Perca o Propósito


“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti.” (Isaías 26.3)

Outro dia estava conversando com um provável líder evangélico e discorríamos sobre o que é ser pastor, que é muito mais que dirigir uma igreja, ministrar a Palavra ou ser visto e notado pelas pessoas, ser pastor é, praticamente, ter que ser “crente em dobro”, exemplo em tudo. As pessoas irão lhe cobrar isso. Dentro deste diálogo, falei para ele da bênção que é alcançar vidas, mas também das grandes e muitas dificuldades que encontramos na caminhada pastoral. Mas disse a ele uma coisa: que fundo do meu coração, eu sentia uma satisfação pessoal, uma paz interior tremenda, pois isso é o que me dá prazer de fazer. Porém eu sei que só sinto isto, porque temos confiado o nosso ministério e a nossa vida a Deus, sobretudo porque até hoje, diante dos percalços que encontramos em nossa caminhada, o nosso propósito tem sido firme e sincero diante do Pai Celeste.

Gostaria, diante disso tudo, lhe falar algo: você só poderá viver os propósitos do Senhor em sua vida se você confiar Nele. Não podemos alcançar a satisfação interior, a paz assegurada por Deus no nosso coração se não confiarmos o rumo da caminhada a Ele. A vida cristã requer que você tenha consciência que ela não é um “mar de rosas” apenas, mas que na sua trajetória, haverá momentos desafiadores, desanimadores e problemas que irão querer te afastar e é nestes momentos que você terá que ser firme nos seus objetivos como cristão, confiando totalmente que o Senhor Jesus lhe segurará pela mão e te guiará.

É muito importante termos na mente uma firmeza de propósitos. Há alguns anos vi um testemunho de um missionário que falava dos horrores vividos por mensageiros do Evangelho nos países comunistas, sobre as torturas, humilhações e mortes. Ele dizia: "Eles podem tirar a tua vida, mas jamais poderão tirar a convicção do teu chamado, e nessas horas é preciso ter força de propósito". Quando temos propósitos firmados na mente, confiante no Senhor, ou seja, objetivos claros, sem dúvidas, não recuaremos, e temos paz no coração.

Você pode está se perguntando agora: “mas eu sou uma pessoa comum, eu não sei ainda muito bem qual o meu chamado ou desafios que Deus tem para mim”. Mas mesmo assim, existem objetivos que você, como cristão, deve galgar. Estes são os propósitos que o Senhor tem para cada um de nós e que você não pode perder de vista. Quando você vivencia estes propósitos, confiando em Deus, você alcança uma satisfaz interior que só Deus pode dar, pois estará vivendo um chamado que é para todos que servem a Cristo. São cinco coisas que você não pode perder de vista:

1ª Nunca perca o propósito de dar alegria a Deus.
O senhor só sentirá alegria com a sua vida quando você faz o que Lhe agrada. Diz a Palavra: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração” (Salmo 37.4). Nas suas atitudes: no seu caminhar, no seu falar, no seu vestir, nos seus relacionamentos devem gerar alegria ao Espírito Santo.

2ª Nunca perca o propósito de ir à Igreja e de se relacionar como os irmãos.
Você precisa sentar e ouvir a Palavra, e não se deixar envolver pela correria do dia-a-dia ou até mesmo de seu ministério. Você também precisa ficar um pouco mais após os cultos para conhecer melhor os irmãos. Você precisar participar de um pequeno grupo. Isso tudo fortalece a comunhão (Atos 2.46).

3ª Nunca perca o propósito de buscar o conhecimento da Palavra de Deus.
Eu gosto muito de ler e estudar a Palavra. Amo também participar de seminários e congressos. Tudo isso me faz crescer no conhecimento de Cristo. No livro do Profeta Oséias, no capítulo 4, versículo 6, diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. O conhecimento constrói. O conhecimento e a prática da Palavra de Deus gerará em você crescimento espiritual.

4ª Nunca perca o propósito de servir às pessoas em um ministério ou departamento.
Fazer algo na Casa do Senhor é muito importante. Quando trabalhamos na Sua Obra nós a valorizamos mais. Todos nós somos úteis na Casa do Pai. No Evangelho de Mateus 9.37, Jesus pediu para que orássemos ao Senhor pedindo cristãos servidores e é isso que temos feito. Quem sabe se você já não é uma resposta a essa oração!

5ª Nunca perca o propósito de comunicar o Evangelho às outras pessoas.
Isso é sério. Está sobre você à responsabilidade de mostrar o Caminho ao Céu aos descrentes ou deixar que eles morram sem conhecer o Caminho. O apóstolo Paulo foi categórico quando afirmou: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Coríntios 9.16). Amado, mesmo sendo difícil para você falar de Cristo a outros, ore e peça ao Espírito Santo que lhe ajude e impulsione, pois Ele vai sim te usar e colocar a Sua Palavra em tua boca.

São esses os propósitos que você nunca deve perder de vista. É para todos nós. Isso te dará a certeza de que você está no centro da vontade de Deus, e brotará no seu interior uma paz que o confirmará que está no caminho certo. Firme estes propósitos em sua vida, confiando que o Senhor lhe ajudará a nunca deixar de experimentá-los com intensidade.

Firme em Cristo e nos seus propósitos,

Pr. Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário