quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Oração Que Prevalece


“A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5.16 b NVI)

Estou lendo um livro de Myles Munroe sobre oração. Este livro me tem feito entender mais acerca desta poderosa arma que todo cristão possui, mas que ainda muitos de nós não percebeu ou entendeu os benefícios que ela traz, pois senão a praticaríamos com ainda mais intensidade. A oração nos abre as portas do Reino e nos leva a experimentar a grandeza do Poder de Deus e o Seu sobrenatural. Neste mundo em que vivemos no avanço tecnológico, das facilidades, da informação em tempo real, do “eu posso alcançar com as minhas próprias mãos”, tem nos tentado a nos afastar da dependência de Deus, a não parar para orar e esperar pelo Altíssimo. Orar a Deus significa depender Dele e contar com Ele. Esperar por uma resposta que, muitas vezes, não serão imediatamente manifestadas. Mas de uma coisa eu sei: que é preciso orar e confiar que o Senhor se levantará por nós.

Gostaria de discorrer com vocês acerca de três indagações que nos vêm quando falamos de oração:

1. Como deve ser a minha oração para que ela seja respondida?

É uma pergunta que eu sempre fazia e que muitos têm. Mas aprendi que a oração deve ser baseada na Palavra de Deus, oferecida com fé por uma pessoa que mantenha um pleno relacionamento com Deus. Como diz o versículo inicial que lemos, quem pratica a oração deve ser justo, que é um termo derivado de justiça, que significa fazer o que é direito.

2. Que poder tem a oração?

Ela tem o poder de:

a) transformar vidas;
b) mudar circunstâncias
– a oração de Josué fez parar o sol e deter a lua, enquanto Israel concluía a vitoriosa batalha contra os amorreus (Josué 10.12-14);
c) dar paz e perseverança em meio às dificuldades;
d) alterar o curso das nações – Senhor enviou o profeta Jonas para pregar a destruição de Nínive, mais o rei conclamou a toda a população que clamassem com todas as suas forças pela misericórdia de Deus e Ele os ouviu (Jonas 3);
e) ganhar o mundo para Cristo – a oração gera intrepidez para quem anuncia a Palavra e quebrantamento aos que a ouvem (Efésios 6.19-20).

3. Por que a oração é eficaz?

Porque ela produz efeitos. Em outras palavras, poderíamos dizer que a oração realmente “dar certo”, ou seja, oramos e podemos ver os resultados.

Pratique a oração. Muitas vezes você terá que lutar contra a sua própria carne para poder se curvar diante do Senhor e orar. Saiba de algo: nós, cristãos, temos a legalidade de interferirmos no curso da história e alcançarmos a mudança ou os objetivos almejados. Como disse Jesus: “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18.18-19).

Na Graça e no Poder de Deus,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário