sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Persista no que é Seu

Leia 2 Reis 2.1-10

Existe um adágio muito popular que diz: “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. O Senhor Jesus, em uma de suas palavras, refere: “Pedi e dar-se-vos-á; buscais e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-vos-á” (Mateus 7.7-8). Tudo isso nos ensina o valor da persistência, de tentarmos sempre e não desistir. De permanecermos, perseverarmos naquilo que temos almejado. Existe uma frase de um autor desconhecido que diz: "A corrida não é sempre para o mais rápido, mas para aquele que continua correndo”.

No texto que lemos acima nos relata um exemplo de persistência de um homem de Deus em alcançar aquilo que ele ansiava. Eliseu fora chamado pelo profeta Elias para servi-lo quando estava trabalhando nos negócios de sua família e logo o seguiu (1 Reis 19.19-21). Agora se evidenciava que havia chegado o momento de Elias findar o seu ministério e Eliseu então resolve não deixar o seu senhor, pois desejava substituí-lo. Nos versículos que se seguem percebemos a insistência de Eliseu em não deixar Elias, pois ele desejava receber o manto de seu mentor. Muitos candidatos a sucessor de Elias havia, pois existiam as chamadas escolas de profetas, que eram os lugares onde as Escrituras eram transmitidas aos jovens profetas, que substituíam seus antecessores. Podemos encontrar mencionadas as seguintes escolas de profetas: em Gibeá (1 Samuel 10:10); Ramá (1 Samuel 19:19); Jericó (2 Reis 4:38) e Gilgal (2 Reis 4:38). Mas Eliseu, mesmo não pertencendo a uma dessas escolas, sabia o que queria. Ele então resolve persistir no seu desejo.

Neste texto aprendemos:

1º Só persista naquilo que você tem convicção.
Eliseu sabia do chamado de Deus para a sua vida e mesmo quando o profeta o pediu para ficar em Gilgal, ele não quis.
Não lute por aquilo que não você não tem certeza, mas quando se tem convicção, temos que perseverar e ir em frente.

2º Existem pessoas que irão querer tirar você do seu foco.
Em todas as cidades em que Eliseu chegava acompanhando Elias, onde existia escola de profetas, tentavam persuadi-lo a não continuar a sua caminhada. Nos momentos mais difíceis, sempre aparecem aqueles que querem nos desmotivar. Mas, como disse Eliseu, diga você também; “calai-vos”.

3º A sua persistência será um divisor de águas em sua vida.
Depois de rejeitar a idéia que muitos tinham de Eliseu não persistir em seguir o profeta, eles param junto ao rio Jordão e Elias fere as águas e estas dividem em duas partes, passando pelo meio a seco.
As dificuldades sempre nos impulsionam para frente e nos mostram grandes oportunidades que não teríamos se não permanecêssemos firmes na caminhada.

4º A persistência nos levará à herança prometida.
Elias nunca impediu de Eliseu o seguir, pois sabia que Deus o havia escolhido com o seu sucessor (1 Reis 19.16), mas também nunca facilitou a sua caminhada. Assim também Deus faz conosco. Derrama sobre nós suas promessas, mas nos prova a fim de nos fazer merecedores delas. Elias então fala para Eliseu fazer um pedido. Eliseu pede porção dobrada do espírito do profeta, ou seja, a sua herança espiritual e o poder para capacitá-lo a continuar a missão do seu mestre.

Não desista de seus propósitos, lute e ande, pois como disse Jim Watkins: "O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência".

Naquele que creio e na caminhada que teimo em persistir,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário