segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nas Pegadas de Cristo


“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. (Filipenses 2:5)

Outro dia desses, conversando com dois adolescentes apreciadores do reggae jamaicano, um deles me afirmou que a sua filosofia de vida é “faça tudo e só se arrependa do que não fez”. Este é um adágio que tem sido muito propagado entre a juventude, principalmente. Falei para ele que não era bem assim, pois na vida, há conseqüências para cada atitude nossa e que, muitas vezes, essas conseqüências são irreparáveis. Mas são “filosofias” como estas que em sido espalhadas por aí. No mundo pós-moderno em que estamos inseridos, cada vez mais somos “atacados” por novas formas de vida, que involuntariamente têm a tendência de penetrar em nossas mentes e fazer parte o nosso cotidiano. Algumas destas formas são o individualismo e o amor de si próprio, tendo o “eu” como o centro do mundo. Percebemos que há uma supervalorização do superficial e do efêmero e a difusão do "carpem-diem" (frase latina de um poema de Horácio, popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento), como se você não tivesse nada a perder ou a preservar.

No versículo bíblico citado inicialmente, o apóstolo Paulo nos traz um desafio. Ele nos encoraja a mudar o foco das nossas atitudes. Nos faz um chamado para agirmos como Cristo agiu e não sermos semelhantes àqueles que andam segundo “os rudimentos do mundo” (Colossenses 2.16), mas nos tornarmos semelhantes a Cristo em nossas atitudes.

Para servir a Deus e sermos semelhante a Cristo, quais atitudes que devo tomar?

1. DESCER DO TRONO. “pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Filipenses 2.6).
Não deixar que nenhuma posição que ocupamos, quer seja profissionalmente, que seja socialmente ou financeiramente, nos impeça de entrar na Igreja, andar com os crentes ou viver fora dos “padrões mundanos”. É como Zaqueu, que não se limitou a conhecer a Jesus mesmo sendo da alta posição, mas, por ser baixinho, subiu num sicômoro como muitos outros ali, e viu Jesus, e ainda depois O recebeu em sua casa, junto aos seus simples discípulos.

2. SE ESVAZIAR. “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens...” (Filipenses 2.7).
Existem pessoas tão cheias de si, que acham que não precisam de ninguém; tão individualistas, tão egoístas, que não conseguem perceber que existem pessoas ao seu redor. Para servir a Deus temos que entender que precisamos nos relacionar com o próximo, saber que ninguém alcança o sucesso sozinho e aprender a compartilhar alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. Que é necessário nos esvaziar para dependermos completamente do Espírito Santo. A Bíblia diz que “o orgulho precede a queda” (Provérbios 16.18). Enquanto você estiver cheio de “alguma coisa”, você estará vazio de Deus.

3. SE HUMILHAR PARA SER OBEDIENTE. “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.8).
Como certa vez afirmou Carlito Paes (Pastor da PIB São José dos Campos, SP): “Uma das marcas de quem segue a Jesus é o sacrifício. Como está escrito em Lucas 9.23, que diz ‘...tome diariamente a sua cruz e siga-me’. Não há como seguir a Jesus sem sacrifício. Se você não é capaz de sacrificar algumas coisas em sua vida, então você não pode ser discípulo de Jesus”.
Servir a Jesus é você, como Cristo, renunciar à sua vida em prol de um propósito superior. É ir contra suas próprias vontades e desejos para satisfazer à vontade de Deus. É andar na contramão dos ditames do mundo. É vivenciar o que afirmou o apóstolo Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20).

Não temos como servir a Deus sem tomar estas atitudes acima. Mas como aconteceu com Cristo, que pelo Pai foi grandiosamente exaltado, também haverá recompensas para você. Saiba que Deus nunca te deixará só e que mesmo em meio às dificuldades de seguir as pegadas de Cristo, nada disso será em vão. As vitórias virão aqui e também no porvir!

Seguindo nas pegadas do íngreme caminho de Cristo,
Pr. Enádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário