quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Restituindo as Perdas

LEIA 2 Reis 4.8-37;8.1-6

Existem muitas pessoas que, como esta mulher, possui tudo em bens materiais e vida financeira estável, mas tem alguma coisa que ainda lhe falta. A esta mulher faltava um filho. Ela e seu esposo já eram avançados em idade e não eram ainda pais. A Palavra não relata o porquê desta mulher sunamita não ser mãe. O profeta então a chama e diz que ela conceberia um filho, provocando nela uma reação de desconforto, denotando que ela já buscara isso à muito tempo, não obtendo êxito e já demonstrando pessimismo. Mas aquilo que Deus fala, Ele cumpre: um ano depois, esta mulher abraçava seu filho.

VEJAMOS A SITUAÇÃO INICIAL DA SUNAMITA:

> Ela era rica (2.8 a);
> Tinha um coração voltado para Deus (4.9-10) – servia ao profeta Eliseu sempre que este passava por Suném e construiu um quarto de hóspede para que o profeta, ao passar por ali, repousar;
> Recebeu um milagre que seu dinheiro não comprava: o dom de ser mãe (4.16-18);

Mas, quando se imaginava que a felicidade estava completa, algum tempo depois, houve dois fatos inesperados – um de morte, outro de assolação - DUAS ENORMES PERDAS:

1) MORTE - PERDEU O FILHO JÁ ADOLESCENTE DE FORMA REPENTINA (4.18-20)

A morte de seu único filho a deixou:
» Contrariada – Não aceitou aquela perda, saiu obstinadamente à procura do profeta (4.21-25 a);
» Amargurada – Ficou profundamente ressentida com o profeta (4.27-28).

2) ASSOLAÇÃO – AO FUGIR, PELA PALAVRA DO PROFETA, DE UMA FOME DE 7 ANOS QUE VEIO SOBRE AQUELA REGIÃO, PERDEU TUDO O QUE TINHA (8.1-3).

Diante destes dois fatos, o quadro caótico desta mulher só mudou após ela não deixar de buscar as pessoas certas: o profeta e o rei.

Em nossas vidas haverá um mover muito grande do Senhor quando valorizamos a autoridade espiritual que está sobre nós, O PROFETA (líder, Pastor) e também reconhecemos quem pode mudar nossa situação, O REI (Jesus).

A MANIFESTAÇÃO DE DEUS NA RESTITUIÇÃO:

O Senhor, usando o profeta, restaurou a vida daquele garoto (4.32-36), provocando na sunamita:
→ uma alegria contagiante (4.37);
→ um recomeço na sua história.

2º O rei, ao ouvir o servo do profeta acerca dos milagres que Eliseu praticara, se depara com a personagem principal do maior destes milagres: o filho da sunamita. Perplexo, o rei restitui à sunamita suas terras (8.4-6).

Duas considerações:

→ Deus é Deus de ontem, mas também do hoje (Hb 13.8);
→ A restituição que Deus realiza é completa – o rei mandou que restituísse também as rendas do campo, e de forma retroativa (8.6 b).
Este é o Deus a quem servimos, um Deus que contagia a nossa fé através de seus poderosos feitos, pois mesmo havendo lutas, perdas, Ele nos ergue para a batalha e nos restitui à posição de príncipes pela Sua Maravilhosa Graça (Sl 113.7-9)!

Contagiado pela Graça,
Pastor Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário