sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os “SEs” de Deus para Você

Leia JOÃO 13.1-15.

Naquela época as pessoas tinham o costume de fazer longas caminhadas a pé, e eles não tinham tênis, sapatos, mas usavam sandálias. Com isso, andando em terrenos empoeirados, os pés costumavam ficar encardidos pelas caminhadas do cotidiano. Os pés era a parte mais suja do corpo. No texto que lemos, Jesus estava reunido com os Seus discípulos para a Santa Ceia, quando se levanta, tira a veste de cima, pega uma toalha e passa a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com esta toalha. Com este ato, Jesus os ensina que Ele, sendo Mestre e Senhor, deve servir e praticar a humildade, deixando de lado a soberba e a arrogância. Mas ao chegar a Simão Pedro, este se recusa a ter seus pés lavados por Jesus, que então dispara: “Se Eu não te lavar, não tens parte Comigo” (v 8). Pedro, então, impactado por esta declaração de Jesus, exageradamente pede um banho em todo o seu corpo.

Esta palavra do Senhor Jesus soou forte não só aos corações de todos aqueles que estavam ali reunidos, como também ecoa pelo nosso interior. Ele deseja lavar a parte suja do seu corpo. Aquela parte que mantém contato com os terrenos deste mundo, que se empoeira com o pó desta terra. Talvez seja o teu coração, ligado nas coisas deste mundo; a tua mente que tem pensamentos naquilo que não edificam; mãos que tocam no que é ilícito; olhos que olham e julgam na maldade; boca carregada de maledicência; os teus pés que caminham para o pecado (Provérbios 6.18). E, como Pedro, será que você tem se recusado a ser lavado por Jesus? Todo aquele que não deixa Jesus lavá-lo com o Seu Sangue, tirar a sujeira da sua vida, não tem parte com Ele.

O termo “se” é uma hipótese, uma possibilidade, que parte do seu desejo de querer que Deus remova o pecado da sua vida.

Encontramos na Bíblia, outras passagens que contêm a mesma expressão de condição e que são os “SEs” de Deus, nos quais devemos atentar:

1º O “SE” como CONDIÇÃO para o PERDÃO
(Caim) “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4.7).

2º O “SE” como CONDIÇÃO para a PROSPERIDADE
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 1.19-20).

3º O “SE” como CONDIÇÃO para a AÇÃO DE DEUS NA SUA VIDA
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7.14).

4º O “SE” como CONDIÇÃO para a PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

Por vezes, indiretamente, queremos que Deus se adapte às nossas opiniões e “achismos”, e não nos sujeitamos à Sua vontade, perdendo com isso a oportunidade de vê-Lo agir em nós e através de nós, pois a Sua ação e intervenção depende de nós e não Dele. Busque-O, aceite-O, faça o que Ele te pede e desfrute do melhor do Pai!

Sob a sublime vontade do Senhor,

Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário