domingo, 9 de maio de 2010

O Bálsamo de Gileade

"Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim. Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico?” (Jeremias 8.20-22).

Muitas vezes, na nossa vida, no que deveria estar bem não temos motivo para rir, naquilo que deveria ser uma segurança não vemos paz. No texto que lemos percebemos através das palavras do profeta que o tempo da colheita havia passado e o tempo de ajuntar, que é o verão, acabou, e eles não tinham com o que escapar nas próximas estações que nada se colhe ou se tira para o sustento. Isso provocou uma dor e espanto no profeta, pois o povo estava desolado, ferido, machucado, sem esperança. Jeremias então indaga: "Acaso, não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico?” (Jeremias 8.22). É como se ele estivesse dizendo: “Será que a cura para essa ferida não se manifestará de Gileade, onde há remédio e médico”?

Gileade era uma região montanhosa ao oriente do Rio Jordão, notável pelo seu bálsamo e seus médicos. O bálsamo, resina de uma árvore chamada Stirax, era usada medicinalmente e era um dos produtos de exportação do lugar.

Metaforicamente, o profeta Jeremias quis dizer que havia um lugar de cura, um remédio e um médico que poderia sarar as feridas do povo e a garantir a provisão.

Vamos ver o que essas figuras significam para nós?

1. GILEADE – O LUGAR DE CURA
É a presença de Deus. Quando estamos feridos, espantados e atribulados, o melhor lugar para se estar é na presença de Deus. Muitas vezes buscamos outros refúgios. Uns se refugiam nas drogas, outros em medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos, outros em viagens ou até o colo de alguém, mas o melhor lugar para se refugiar é nos braços do Pai (Salmo 91.1-7).

2. O MÉDICO – JESUS CRISTO
Encontramos em Hebreus 13.8 que “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. O mesmo que curou a mulher que tinha um fluxo de sangue (Lucas 8.43-48), que libertou o lunático (Marcos 9.17-27) e salvou o malfeitor que estava pregado ao Seu lado na cruz (Lucas 23.40-43). Ele é o Médico dos médicos.

3. O BÁLSAMO – O REMÉDIO
Muitos vivem debaixo de uma opressão maligna, andando com aprisionados pelos traumas, medos e fobias. Vão a psiquiatras, psicólogos e à procura de outras soluções. Não que estas coisas não sejam boas, mas algumas apenas são paliativas. Têm outros que vão às chamadas “igrejas pronto-socorro” ou até centros espirituais em busca de uma saída, mas só encontram terapia temporária. O remédio que devemos tomar e que é uma garantia de cura é o Sangue de Cristo. É o bálsamo derramado que nos cura fisicamente, emocionalmente e espiritualmente (1 João 1.7).

Nos momentos difíceis, turbulentos, busque o médico no lugar de cura, pois Ele sara as nossas feridas, oferece refúgio e nos lava do pecado.

No bálsamo do Espírito,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário