terça-feira, 4 de maio de 2010

Os Mergulhos da Virada (parte 1)

Leia 2 Reis 5.1-14.

Naamã era o comandante de um dos maiores exércitos de sua época. Era conceituado diante do seu soberano, o rei da Síria e admirado em sua nação em virtude das grandes vitórias conduzidas por ele. Era um herói para o seu povo. O seu sucesso em suas campanhas não fez dele um homem completo, pois na sua vida particular, no seu íntimo, ele era derrotado diariamente por uma doença naquela época incurável chamada lepra, ou hanseníase, para os nossos dias. Era vitorioso lá fora, mas dentro de casa não escondia a sua fragilidade.

Através de uma criada cativa em uma de suas guerras contra Israel, Naamã é comunicado por sua esposa que havia em Israel um profeta que poderia restaurar a sua saúde. Este então procura o seu rei e o pede que o envie ao rei de Israel. Quando o rei de Israel vê a comitiva síria chegando e lê a carta enviada pelo rei da Síria, ele estremece, achando que era uma cilada. O profeta Eliseu toma conhecimento e pede para o comandante sírio ir até ele, pois sabia que era hora do Senhor engrandecê-lo perante todo o Israel: “Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Ouvindo, porém, Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (2 Reis 5.8-10).

Embora resistindo obedecer à palavra do profeta, por achar o rio Jordão impróprio para o mergulho, Naamã foi aconselhado por seus oficiais a fazer como Eliseu havia pedido, indo até o rio e mergulhando por sete vezes. “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo” (2 Reis 5.8-10).

Após o mergulho a cura foi instantânea.

Esta história é uma dos relatos mais destacados acerca da Poderosa Graça que atinge a todos os que o buscam, sejam eles, fortes ou fracos, ricos ou pobres e filhos ou estrangeiros. A palavra de Deus nos confirma isso quando diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13).

Naamã mergulhou e alcançou a cura almejada e isso transformou a sua vida para sempre. “Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel” (2 Reis 5.15 a).

Assim como Naamã, às vezes temos “lepras” que nos impedem de vivenciar o melhor que Deus tem para nós em determinadas áreas de nossas vidas. Por vezes somos vitoriosos na vida profissional, mas derrotados na vida sentimental ou afligidos na vida familiar. Heróis fora e intimamente derrotados. Aparentemente abençoados, mas financeiramente falidos. Os mergulhos daquele comandante sírio no rio Jordão quebraram o seu orgulho e o fez penetrar em campos da sua vida que o fez ter experiências com Deus.

A nossa ênfase este ano para as nossas vidas é que mergulhemos em três campos que nos proporcionarão crescimento em Cristo e experiências espirituais que nos levarão a uma virada em nossas vidas. São estes:

Mergulhar na Palavra através do conhecimento da Palavra e pregação do Evangelho aos perdidos.

Mergulhar na Oração pela prática da oração diária, do entendimento do mundo invisível através da batalha espiritual e da prática do jejum.

Mergulhar na Unção do Espírito através da busca de experiências pessoais com o Espírito Santo e da Sua direção para nossas vidas.

São estes os mergulhos que você precisa dar para que possa provar da virada que o Senhor quer proporcionar em nossas vidas. Mergulhe e seja transformado!

Mergulhado nas águas de Cristo,
Pr Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário