quinta-feira, 27 de maio de 2010

Uma Semente Plantada em Mim

LER MARCOS 4.1-20.

A Palavra de Deus é como uma semente lançada ao solo. Dependendo do tipo de terra, a semente poderá maturar ou não. É uma parábola que englobam todos aqueles que ouvem da Palavra de Deus, podendo ser eu ou você, a depender de como a mensagem é recebido. Que tipos de solos somos nós? Nesta parábola contada pelo Senhor Jesus, há quatro tipos solos receptores desta semente:

1. O solo que está à beira do caminho.
Este solo recebe a semente, mas não chega nem a penetrar na terra, pois as aves logo a comem. As aves é Satanás que rouba a Palavras daqueles que a ouvem, mas ficam apenas à beira do Caminho da Salvação, mas não entram Nele. São os expectadores. Apenas assistem, mas não firmam um compromisso, sendo estes vulneráveis às investidas do diabo.

2. O solo que está em solo rochoso.
Este tipo de solo é duro, mas a semente germina, porém não permite que a nova planta aprofunde sua raiz. Fica então vulnerável ao Sol. Este solo são aqueles que recebem a Palavra, tendo uma alegria grande em conhecê-la, mas não são tão sensíveis a Ela, não se aprofundando. Eles são crentes superficiais, e quando vêm os obstáculos, se deixam levar por eles.

3. O solo que está em meio aos espinhos.
A Palavra cai neste solo, sendo ele até um solo visivelmente bom, pois a semente matura e até gera uma planta, mas não produz frutos, pois está entre os espinhos que a sufocam. Este solo são pessoas receptíveis à Palavra, a retém em seus corações, mas as coisas do mundo (as ocupações, a fascinação das riquezas e demais ambições) concorrem com a Palavra, sufocando-a e deixando estas pessoas infrutíferas.

4. O solo bom.
Esta é uma boa terra, pois a semente germinou, cresceu e deu multiplicados frutos. Este solo são pessoas receptivas ao Evangelho, que mergulham no Caminho da Graça, se aprofundam no conhecimento e na vivência do Reino e não se embaraçam com as coisas deste mundo. A Palavra plantada se multiplica tremendamente.

Creio nas palavras de Jesus citadas em João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Quando não temos um compromisso firmado com Deus, estamos suscetíveis à ações malignas que promovem morte, roubo e destruição, mas quando reagimos positivamente à mensagem do Evangelho, abraçando-O, o Senhor Jesus nos eleva à uma vida abundante em todas as áreas de nossas vidas.

Abra-se à mensagem do Evangelho. Mergulhe no Reino de Deus. O Senhor tem o melhor para você: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1.19).

Recebendo a Semente e buscando multiplicar,
Pastor Enádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário