quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FELIZ 2010!!!

Amados, que maravilhoso ANO que se vai e promissor ANO que se vem. Obrigado por você fazer deste canal de interatividade um sucesso de visitas e testemunhos!

Que Jesus continue nos abençoando em 2010 e derramando a sua maravilhosa Graça sobre nós.

Um abração...

Pastor Enádio e Pastora Georgia Carla
& Igreja Eterna Aliança em Jacobina.

Mania Mundial


Revista ISTO É: A Face Humana de Jesus


Quais são os mistérios que ecoam na trajetória do homem que mudou a história da humanidade. Na busca pela humanidade de Jesus, e pelo debate de mistérios que intrigam grande parte da humanidade há séculos,a revista ISTOÉ fez 14 perguntas sobre a vida de Cristo a especialistas, autores consagrados e lideranças religiosas.


Vale a pena ler esta matéria.

PARA LER ESTA MATÉRIA NA ÍNTEGRA, CLIQUE NO LINK ABAIXO:



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Deus Luta por Mim

Ler Josué 10.6-14.

Em muitas passagens na Bíblia Deus é chamado de “O Senhor dos Exércitos” (Iahweh Sebaôth no hebraico), um título divino comumente encontrado nos profetas (88 vezes só em Jeremias) e empregado para apontar a Deus em todas as ocasiões como Salvador e Protetor de Seu Povo. Ser “Senhor dos Exércitos” significa ter todos os poderes celestiais à sua disposição. Esta nomenclatura também aponta para um Deus que defende o Seu Povo. Em toda a história, percebemos o Senhor lutando pelos Seus.

Nos primeiros tempos da Igreja Cristã, notamos a defesa do Senhor pelos homens que propagavam a Sua Palavra, a exemplo do apóstolo Paulo, quando o Senhor numa visão de madrugada o encorajou e prometeu defendê-lo das ameaças de opositores em Corinto (1 Coríntios 18.9). Na Idade Média, período crítico na história de Igreja, percebemos a luta e a constância dos grandes vultos da fé como John Wycliffe, João Huss e Girolamo Savonarola, ao quais denunciaram o enfraquecimento moral e a corrupção econômica da Igreja Romana e desejaram mudar radicalmente esta situação. Se não fosse a interferência do Senhor na vida desses homens encorajando-os e muitas vezes protegendo-os, não poderíamos ver nascer o que mais tarde chamou-se de Reforma Protestante. Na Igreja Contemporânea, observamos as grandes interferências do Senhor em livramentos de seus mensageiros que levavam Sua mensagem de Amor aos países fechados pelo regime comunista e até no dia-a-dia, notamos o cuidado do Senhor conosco.

No Antigo Testamento, mais precisamente na história de Israel, podemos encontrar em muitas passagens o esforço de Deus em lutar pelo Seu Povo para fazer cumprir os Seus Propósitos. É assim no livro de Josué, quando encontramos Israel num período decisivo, já estava ocupando a terra da promessa e a cada dia enfrentando grandes lutas. Na terra prometida, os inimigos se levantaram ferozmente contra o Povo de Deus, pois estar na terra da promessa não é garantia de viver sem lutas.

No trecho que lemos em Josué capítulo 10, os gibeonitas fizeram aliança com os israelitas por temê-los, pois tinham ouvido as grandes vitórias de Israel sobre Jericó e Ai. Sucedeu que uma confederação de pequenos reinos chamados de amorreus, se juntaram para ferir a Gibeão por terem feito aliança com Israel. Os gibeonitas, sem saída, pedem socorro a Josué, que recebe o aval de Deus para ajudá-los. O que podemos perceber é que os amorreus eram superiores a Israel e Gibeão, mas com certeza não eram mais que o Deus de Israel. Nas batalhas que você trava na sua vida, muitas vezes o seu inimigo parecerá maior que você, mas não mais que o Senhor que servimos.

Nesta passagem aprendemos que:

1. O SENHOR DOS EXÉRCITOS PROTEGE QUEM TE RECONHECE E ESTÃO DEBAIXO DA TUA PROTEÇÃO.
Gibeão foi protegido por Deus porque tinham aliança com o Seu Povo e por isso estavam submetidos a eles (Josué 10.6-8). O Senhor livrará aqueles que estão contigo nas tuas batalhas e debaixo dos teus cuidados.

2. O SENHOR CONTURBARÁ O TEU INIMIGO.
O inimigo enxergou Israel como um inimigo multiplicado. Isso trouxe perturbação aos amorreus (Josué 10.9-10). Meu querido tome posse desta palavra: aqueles que se levantam contra ti serão perturbados; por maiores que sejam eles, serão agitados e quebrantados pelo Poder de Deus através da sua vida!

3. QUANDO A LUTA É GRANDE, O SOBRENATURAL DE DEUS SE MANIFESTA.
Os amorreus fugiram para as montanhas onde eram experientes, pois habitavam nos altos, e ali eles teriam mais chance de derrotar e envergonhar os israelitas, mais aí o sobrenatural se manifestou: o Senhor usou os elementos da natureza com instrumento de batalha pelo Seu Povo, fazendo cair chuva de grandes pedras de gelo de tamanho de um punho que matou todo o inimigo. (Josué 10.11). Na tua luta, quando mais se sentir inferiorizado, haverá a manifestação de Deus, agindo de forma sobrenatural e provendo o teu livramento.

4. O SENHOR MOVE OS CEÚS E A TERRA PELA TUA VITÓRIA.
Algo extraordinário aconteceu: na batalha campal, Josué percebendo que a tarde caía e a noite se aproximava, e que Israel estava prevalecendo, orou ao Senhor para que detivesse o Sol e não fizesse subir a Lua, tendo o Senhor o atendido. (Josué 10.12-14). Esta narração nos faz entender que o Senhor dos Exércitos houve o clamor de seus soldados no campo de batalha e realiza feitos miraculosos a fim de mostrar o Seu cuidado e favor em nossas vidas.

O Senhor sempre lutou pelos seus filhos. Ele é um General que não abandona um exército em guerra nem soldados em batalhas. Nas suas lutas pessoais, ministeriais, profissionais e familiares, saiba que o Senhor está contigo, como diz a Palavra em 2 Crônicas 20.17: “Nesta batalha, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.“

Nas batalhas e livramentos do Iahweh Sebaôth,
Pr. Enádio

Recomendo Este Filme a Você - O Fazendeiro e Deus

domingo, 20 de dezembro de 2009

Número de Evangélicos não Para de Crescer e em Alguns Anos Podem Mudar o Brasil




Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada no início de outubro, mostra uma evolução considerável em diferentes aspectos da vida dos brasileiros. Segundo o sociólogo Alexandre Brasil Fonseca, a participação evangélica mais efetiva neste processo pode ser notada na alteração de certas políticas públicas.

“É um segmento socialmente organizado, que argumenta e luta por suas opiniões. É inegável que isso traz benefícios sociais. Com isso, não é um fato desprezível a histórica participação evangélica em Conselhos de Direitos Civis, nos últimos anos”, revela o sociólogo.

Recentemente uma das maiores revistas do País publicou uma série de matérias em que fazia previsões para o Brasil em 2020. Em uma dessas publicações, a revista aborda o crescimento evangélico. “Estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica” daqui a 11 anos, segundo estatísticas do Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes).

Ainda de acordo com a revista, “a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos, já que a família é prioridade para os evangélicos”.


Fonte: Diário Gospel

IGREJA ETERNA ALIANÇA em Jacobina

A Igreja Evangélica Eterna Aliança está em Jacobina há mais de 02 anos proporcionando a divulgação do Evangelho de Cristo. Localizada numa cidade fundada por padres jesuítas e enraizada nos costumes e tradições do catolicismo romano, nossa missão é romper com as barreiras regiliosas e falar do amor de Jesus que vai além de dogmas e símbolos, propagando a mensagem do Cristo ressurreto.
IEEA JACOBINA
RUA SÃO JOSÉ, 147 - MISSÃO.
Reuniões nas QUINTAS E DOMINGOS às 19:30h.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Oração Que Prevalece


“A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5.16 b NVI)

Estou lendo um livro de Myles Munroe sobre oração. Este livro me tem feito entender mais acerca desta poderosa arma que todo cristão possui, mas que ainda muitos de nós não percebeu ou entendeu os benefícios que ela traz, pois senão a praticaríamos com ainda mais intensidade. A oração nos abre as portas do Reino e nos leva a experimentar a grandeza do Poder de Deus e o Seu sobrenatural. Neste mundo em que vivemos no avanço tecnológico, das facilidades, da informação em tempo real, do “eu posso alcançar com as minhas próprias mãos”, tem nos tentado a nos afastar da dependência de Deus, a não parar para orar e esperar pelo Altíssimo. Orar a Deus significa depender Dele e contar com Ele. Esperar por uma resposta que, muitas vezes, não serão imediatamente manifestadas. Mas de uma coisa eu sei: que é preciso orar e confiar que o Senhor se levantará por nós.

Gostaria de discorrer com vocês acerca de três indagações que nos vêm quando falamos de oração:

1. Como deve ser a minha oração para que ela seja respondida?

É uma pergunta que eu sempre fazia e que muitos têm. Mas aprendi que a oração deve ser baseada na Palavra de Deus, oferecida com fé por uma pessoa que mantenha um pleno relacionamento com Deus. Como diz o versículo inicial que lemos, quem pratica a oração deve ser justo, que é um termo derivado de justiça, que significa fazer o que é direito.

2. Que poder tem a oração?

Ela tem o poder de:

a) transformar vidas;
b) mudar circunstâncias
– a oração de Josué fez parar o sol e deter a lua, enquanto Israel concluía a vitoriosa batalha contra os amorreus (Josué 10.12-14);
c) dar paz e perseverança em meio às dificuldades;
d) alterar o curso das nações – Senhor enviou o profeta Jonas para pregar a destruição de Nínive, mais o rei conclamou a toda a população que clamassem com todas as suas forças pela misericórdia de Deus e Ele os ouviu (Jonas 3);
e) ganhar o mundo para Cristo – a oração gera intrepidez para quem anuncia a Palavra e quebrantamento aos que a ouvem (Efésios 6.19-20).

3. Por que a oração é eficaz?

Porque ela produz efeitos. Em outras palavras, poderíamos dizer que a oração realmente “dar certo”, ou seja, oramos e podemos ver os resultados.

Pratique a oração. Muitas vezes você terá que lutar contra a sua própria carne para poder se curvar diante do Senhor e orar. Saiba de algo: nós, cristãos, temos a legalidade de interferirmos no curso da história e alcançarmos a mudança ou os objetivos almejados. Como disse Jesus: “Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18.18-19).

Na Graça e no Poder de Deus,
Pr Enádio.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Que Vergonha!

sábado, 12 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Persista no que é Seu

Leia 2 Reis 2.1-10

Existe um adágio muito popular que diz: “água mole e pedra dura, tanto bate até que fura”. O Senhor Jesus, em uma de suas palavras, refere: “Pedi e dar-se-vos-á; buscais e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-vos-á” (Mateus 7.7-8). Tudo isso nos ensina o valor da persistência, de tentarmos sempre e não desistir. De permanecermos, perseverarmos naquilo que temos almejado. Existe uma frase de um autor desconhecido que diz: "A corrida não é sempre para o mais rápido, mas para aquele que continua correndo”.

No texto que lemos acima nos relata um exemplo de persistência de um homem de Deus em alcançar aquilo que ele ansiava. Eliseu fora chamado pelo profeta Elias para servi-lo quando estava trabalhando nos negócios de sua família e logo o seguiu (1 Reis 19.19-21). Agora se evidenciava que havia chegado o momento de Elias findar o seu ministério e Eliseu então resolve não deixar o seu senhor, pois desejava substituí-lo. Nos versículos que se seguem percebemos a insistência de Eliseu em não deixar Elias, pois ele desejava receber o manto de seu mentor. Muitos candidatos a sucessor de Elias havia, pois existiam as chamadas escolas de profetas, que eram os lugares onde as Escrituras eram transmitidas aos jovens profetas, que substituíam seus antecessores. Podemos encontrar mencionadas as seguintes escolas de profetas: em Gibeá (1 Samuel 10:10); Ramá (1 Samuel 19:19); Jericó (2 Reis 4:38) e Gilgal (2 Reis 4:38). Mas Eliseu, mesmo não pertencendo a uma dessas escolas, sabia o que queria. Ele então resolve persistir no seu desejo.

Neste texto aprendemos:

1º Só persista naquilo que você tem convicção.
Eliseu sabia do chamado de Deus para a sua vida e mesmo quando o profeta o pediu para ficar em Gilgal, ele não quis.
Não lute por aquilo que não você não tem certeza, mas quando se tem convicção, temos que perseverar e ir em frente.

2º Existem pessoas que irão querer tirar você do seu foco.
Em todas as cidades em que Eliseu chegava acompanhando Elias, onde existia escola de profetas, tentavam persuadi-lo a não continuar a sua caminhada. Nos momentos mais difíceis, sempre aparecem aqueles que querem nos desmotivar. Mas, como disse Eliseu, diga você também; “calai-vos”.

3º A sua persistência será um divisor de águas em sua vida.
Depois de rejeitar a idéia que muitos tinham de Eliseu não persistir em seguir o profeta, eles param junto ao rio Jordão e Elias fere as águas e estas dividem em duas partes, passando pelo meio a seco.
As dificuldades sempre nos impulsionam para frente e nos mostram grandes oportunidades que não teríamos se não permanecêssemos firmes na caminhada.

4º A persistência nos levará à herança prometida.
Elias nunca impediu de Eliseu o seguir, pois sabia que Deus o havia escolhido com o seu sucessor (1 Reis 19.16), mas também nunca facilitou a sua caminhada. Assim também Deus faz conosco. Derrama sobre nós suas promessas, mas nos prova a fim de nos fazer merecedores delas. Elias então fala para Eliseu fazer um pedido. Eliseu pede porção dobrada do espírito do profeta, ou seja, a sua herança espiritual e o poder para capacitá-lo a continuar a missão do seu mestre.

Não desista de seus propósitos, lute e ande, pois como disse Jim Watkins: "O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência".

Naquele que creio e na caminhada que teimo em persistir,
Pr Enádio.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Valeu DOM!

Grande Festa no Final da Campanha 40dp na IEEA de Jacobina

Realizamos no último dia 05 de dezembro uma GRANDE FESTA no Encerramento da Campanha 40 DIAS DE PROPÓSITOS. Foi maravilhoso vivenciar durante todo o período da Campanha o agir do Espírito de Deus em nosso meio. Como alguns testemunharam, as suas vidas foram impactadas pelo Senhor nestes dias.
No dia do Encerramento, que foi preparado com muito carinho, tivemos a participação de todos os nossos irmãos e congregados e de convidados que vieram abrilhantar a festa! Também houve as participações do Coral das Crianças da nossa Igreja, o louvor com a Banda Marca da Promessa e a poderosa ministração do Ev. Jorgivaldo.
PARABÉNS a TODA a IGREJA, à Equipe de Campanha, Pastores Enádio e Georgia e irmãs Jaci e Eliane e a todos os hospedeiros dos PGs.
Deus abençoe a todos...

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Não Perca o Propósito


“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti.” (Isaías 26.3)

Outro dia estava conversando com um provável líder evangélico e discorríamos sobre o que é ser pastor, que é muito mais que dirigir uma igreja, ministrar a Palavra ou ser visto e notado pelas pessoas, ser pastor é, praticamente, ter que ser “crente em dobro”, exemplo em tudo. As pessoas irão lhe cobrar isso. Dentro deste diálogo, falei para ele da bênção que é alcançar vidas, mas também das grandes e muitas dificuldades que encontramos na caminhada pastoral. Mas disse a ele uma coisa: que fundo do meu coração, eu sentia uma satisfação pessoal, uma paz interior tremenda, pois isso é o que me dá prazer de fazer. Porém eu sei que só sinto isto, porque temos confiado o nosso ministério e a nossa vida a Deus, sobretudo porque até hoje, diante dos percalços que encontramos em nossa caminhada, o nosso propósito tem sido firme e sincero diante do Pai Celeste.

Gostaria, diante disso tudo, lhe falar algo: você só poderá viver os propósitos do Senhor em sua vida se você confiar Nele. Não podemos alcançar a satisfação interior, a paz assegurada por Deus no nosso coração se não confiarmos o rumo da caminhada a Ele. A vida cristã requer que você tenha consciência que ela não é um “mar de rosas” apenas, mas que na sua trajetória, haverá momentos desafiadores, desanimadores e problemas que irão querer te afastar e é nestes momentos que você terá que ser firme nos seus objetivos como cristão, confiando totalmente que o Senhor Jesus lhe segurará pela mão e te guiará.

É muito importante termos na mente uma firmeza de propósitos. Há alguns anos vi um testemunho de um missionário que falava dos horrores vividos por mensageiros do Evangelho nos países comunistas, sobre as torturas, humilhações e mortes. Ele dizia: "Eles podem tirar a tua vida, mas jamais poderão tirar a convicção do teu chamado, e nessas horas é preciso ter força de propósito". Quando temos propósitos firmados na mente, confiante no Senhor, ou seja, objetivos claros, sem dúvidas, não recuaremos, e temos paz no coração.

Você pode está se perguntando agora: “mas eu sou uma pessoa comum, eu não sei ainda muito bem qual o meu chamado ou desafios que Deus tem para mim”. Mas mesmo assim, existem objetivos que você, como cristão, deve galgar. Estes são os propósitos que o Senhor tem para cada um de nós e que você não pode perder de vista. Quando você vivencia estes propósitos, confiando em Deus, você alcança uma satisfaz interior que só Deus pode dar, pois estará vivendo um chamado que é para todos que servem a Cristo. São cinco coisas que você não pode perder de vista:

1ª Nunca perca o propósito de dar alegria a Deus.
O senhor só sentirá alegria com a sua vida quando você faz o que Lhe agrada. Diz a Palavra: “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração” (Salmo 37.4). Nas suas atitudes: no seu caminhar, no seu falar, no seu vestir, nos seus relacionamentos devem gerar alegria ao Espírito Santo.

2ª Nunca perca o propósito de ir à Igreja e de se relacionar como os irmãos.
Você precisa sentar e ouvir a Palavra, e não se deixar envolver pela correria do dia-a-dia ou até mesmo de seu ministério. Você também precisa ficar um pouco mais após os cultos para conhecer melhor os irmãos. Você precisar participar de um pequeno grupo. Isso tudo fortalece a comunhão (Atos 2.46).

3ª Nunca perca o propósito de buscar o conhecimento da Palavra de Deus.
Eu gosto muito de ler e estudar a Palavra. Amo também participar de seminários e congressos. Tudo isso me faz crescer no conhecimento de Cristo. No livro do Profeta Oséias, no capítulo 4, versículo 6, diz: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. O conhecimento constrói. O conhecimento e a prática da Palavra de Deus gerará em você crescimento espiritual.

4ª Nunca perca o propósito de servir às pessoas em um ministério ou departamento.
Fazer algo na Casa do Senhor é muito importante. Quando trabalhamos na Sua Obra nós a valorizamos mais. Todos nós somos úteis na Casa do Pai. No Evangelho de Mateus 9.37, Jesus pediu para que orássemos ao Senhor pedindo cristãos servidores e é isso que temos feito. Quem sabe se você já não é uma resposta a essa oração!

5ª Nunca perca o propósito de comunicar o Evangelho às outras pessoas.
Isso é sério. Está sobre você à responsabilidade de mostrar o Caminho ao Céu aos descrentes ou deixar que eles morram sem conhecer o Caminho. O apóstolo Paulo foi categórico quando afirmou: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1 Coríntios 9.16). Amado, mesmo sendo difícil para você falar de Cristo a outros, ore e peça ao Espírito Santo que lhe ajude e impulsione, pois Ele vai sim te usar e colocar a Sua Palavra em tua boca.

São esses os propósitos que você nunca deve perder de vista. É para todos nós. Isso te dará a certeza de que você está no centro da vontade de Deus, e brotará no seu interior uma paz que o confirmará que está no caminho certo. Firme estes propósitos em sua vida, confiando que o Senhor lhe ajudará a nunca deixar de experimentá-los com intensidade.

Firme em Cristo e nos seus propósitos,

Pr. Enádio.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Parabéns IEEA de Juazeiro

Os pastores Enádio e Georgia estiveram ministrando no 3º aniversário da Igreja Eterna Aliança de Juazeiro no último dia 21 de novembro. Foi uma noite de grande mover de Deus e quebrantamento. Segundo o Pr. Cleiton (Pastor da IEEA Juazeiro): "Os pastores da IEEA de Jacobina-Ba, Enádio e Georgia, nos presentearam com suas presenças e levaram uma grande palavra de Deus que foi tremenda e sem falar no grande mover do Espírito Santo".
Para conferir a mensagem "O VALOR DE UM FILHO", que foi ministrada neste culto pelo Pr. Enádio, é só clicar aqui:
http://ieeajuazeiro.blogspot.com/2009/11/o-valor-de-um-filho.html.

Charge 5 - 40dp

6ª SEMANA - Você Foi Feito Para Uma Missão

“Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” (Colossenses 4.5)

Deus nos entregou uma grande e preciosa missão: levar a mensagem de salvação a todas as pessoas. Obedecê-lo é mais que um dever, é um privilégio!

Uma árvore não é completamente sadia se não produzir frutos. Da mesma forma, em nossa vida cristã só sabemos que estamos realmente crescendo quando estivermos dando frutos espirituais – ganhando vidas para Jesus. Em Mateus 28:19-20 lemos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Como diz Rick Warren no livro “Uma Vida com Propósitos” - “a Grande Comissão não é a Grande Sugestão” -, não é para alguns é para TODOS. Essa ordenança é erroneamente interpretada quando pensamos que evangelismo é uma tarefa para Missionário e Pastores. Na maioria das vezes estamos tão atolados nos afazeres da nossa vida secular (trabalho, estudos, atividades extras...) que nos esquecemos da importância e urgência que temos em levar a mensagem de salvação. Independente de chamado específico ou ministério, todo cristão deve ter o mesmo objetivo, falar de Jesus para as outras pessoas para que elas também tenham a oportunidade de receber vida eterna. O evangelismo deve acontecer do outro lado do mundo ou do outro lado da rua, só não podemos ignorar uma ordem dada por Deus.
Esperamos que o Senhor tenha falado contigo durante este um mês e meio. Deus o abençoe ricamente...
Pr Enádio.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Os “SEs” de Deus para Você

Leia JOÃO 13.1-15.

Naquela época as pessoas tinham o costume de fazer longas caminhadas a pé, e eles não tinham tênis, sapatos, mas usavam sandálias. Com isso, andando em terrenos empoeirados, os pés costumavam ficar encardidos pelas caminhadas do cotidiano. Os pés era a parte mais suja do corpo. No texto que lemos, Jesus estava reunido com os Seus discípulos para a Santa Ceia, quando se levanta, tira a veste de cima, pega uma toalha e passa a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com esta toalha. Com este ato, Jesus os ensina que Ele, sendo Mestre e Senhor, deve servir e praticar a humildade, deixando de lado a soberba e a arrogância. Mas ao chegar a Simão Pedro, este se recusa a ter seus pés lavados por Jesus, que então dispara: “Se Eu não te lavar, não tens parte Comigo” (v 8). Pedro, então, impactado por esta declaração de Jesus, exageradamente pede um banho em todo o seu corpo.

Esta palavra do Senhor Jesus soou forte não só aos corações de todos aqueles que estavam ali reunidos, como também ecoa pelo nosso interior. Ele deseja lavar a parte suja do seu corpo. Aquela parte que mantém contato com os terrenos deste mundo, que se empoeira com o pó desta terra. Talvez seja o teu coração, ligado nas coisas deste mundo; a tua mente que tem pensamentos naquilo que não edificam; mãos que tocam no que é ilícito; olhos que olham e julgam na maldade; boca carregada de maledicência; os teus pés que caminham para o pecado (Provérbios 6.18). E, como Pedro, será que você tem se recusado a ser lavado por Jesus? Todo aquele que não deixa Jesus lavá-lo com o Seu Sangue, tirar a sujeira da sua vida, não tem parte com Ele.

O termo “se” é uma hipótese, uma possibilidade, que parte do seu desejo de querer que Deus remova o pecado da sua vida.

Encontramos na Bíblia, outras passagens que contêm a mesma expressão de condição e que são os “SEs” de Deus, nos quais devemos atentar:

1º O “SE” como CONDIÇÃO para o PERDÃO
(Caim) “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4.7).

2º O “SE” como CONDIÇÃO para a PROSPERIDADE
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 1.19-20).

3º O “SE” como CONDIÇÃO para a AÇÃO DE DEUS NA SUA VIDA
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7.14).

4º O “SE” como CONDIÇÃO para a PRESENÇA DE DEUS EM SUA VIDA
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Apocalipse 3.20).

Por vezes, indiretamente, queremos que Deus se adapte às nossas opiniões e “achismos”, e não nos sujeitamos à Sua vontade, perdendo com isso a oportunidade de vê-Lo agir em nós e através de nós, pois a Sua ação e intervenção depende de nós e não Dele. Busque-O, aceite-O, faça o que Ele te pede e desfrute do melhor do Pai!

Sob a sublime vontade do Senhor,

Pr Enádio.

NÃO PERCA TEMPO!!! Esse vídeo vai tocar você!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

5ª SEMANA - Você Foi Moldado Para Servir a Deus


“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros” 1 Pedro 4.10

No reino de Deus você tem um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir. Isso da a sua vida enorme importância e valor.
Desde quando nascemos somos dotados de talentos específicos escolhidos por Deus. E, quando recebemos a Jesus Cristo, Deus nos dá dons espirituais, conforme a vontade dele, para que possamos usá-los para servir outras pessoas.Na Bíblia, as palavras servo e ministro são sinônimas, assim como serviço e ministério. Se você é um cristão é um ministro e, quando está servindo, está ministrando. Os dons e talentos que Deus nos deu não devem ser usados para benefício próprio, eles são um meio de ajudarmos a igreja inteira. Muitas pessoas pensam que ministro é aquela pessoa que passou muitos anos num seminário fazendo teologia e foi ordenado Pastor ou Ministro de Música. Constantemente pensamos que os únicos ministérios da igreja são o de Pastorado, Evangelismo, Louvor e Ação Social por serem os mais visíveis e enfatizados. Mas Deus nos mostra que todo serviço que ele nos inspira a fazer para Ele é um ministério. Segundo Rick Warren, escrito do livro “Uma Vida com Propósitos” : “Não existem ministérios insignificantes na igreja. Alguns são visíveis e alguns são desempenhados nos bastidores, mas todos são valiosos. (...). Não há uma correlação exata entre tamanho e importância. Todo ministério é importante, porque todos dependem uns dos outros para funcionar”.
Deus tem um ministério para cada um de nós e você é a única pessoa na terra que pode usar suas habilidades. Ninguém mais pode assumir seu papel, porque ninguém mais possui a configuração exclusiva que Deus lhe deu.
Trabalhe para o Reino e até a próxima semana com o último propósito ...

IEEA Jacobina Celebrando os Talentos


Realizamos no domingo dia 15.11, pela manhã, a CELEBRAÇÃO DOS TALENTOS, um evento que faz parte da Campanha 40 Dias de Propósitos, onde tivemos a exposição de duas Feiras, a de Ministérios e a de Missões, que forneceram aos visitantes orientações de como envolver-se com cada ministério e também com conscientização acerca de Evangelismo. Rick Warren afirma que “Deus planejou cada um de nós de modo que não houvesse réplica em todo o mundo. Isso significa que ninguém mais é capaz de desempenhar o papel que Deus planejou para você. Se você não fizer sua contribuição para o corpo de Cristo ela não será feita”. A CELEBRAÇÃO DOS TALENTOS, nesse sentido, foi uma oportunidade de cada crente em atender o chamado de Deus para a obra que Ele reservou para cada um de nós.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Restituindo as Perdas

LEIA 2 Reis 4.8-37;8.1-6

Existem muitas pessoas que, como esta mulher, possui tudo em bens materiais e vida financeira estável, mas tem alguma coisa que ainda lhe falta. A esta mulher faltava um filho. Ela e seu esposo já eram avançados em idade e não eram ainda pais. A Palavra não relata o porquê desta mulher sunamita não ser mãe. O profeta então a chama e diz que ela conceberia um filho, provocando nela uma reação de desconforto, denotando que ela já buscara isso à muito tempo, não obtendo êxito e já demonstrando pessimismo. Mas aquilo que Deus fala, Ele cumpre: um ano depois, esta mulher abraçava seu filho.

VEJAMOS A SITUAÇÃO INICIAL DA SUNAMITA:

> Ela era rica (2.8 a);
> Tinha um coração voltado para Deus (4.9-10) – servia ao profeta Eliseu sempre que este passava por Suném e construiu um quarto de hóspede para que o profeta, ao passar por ali, repousar;
> Recebeu um milagre que seu dinheiro não comprava: o dom de ser mãe (4.16-18);

Mas, quando se imaginava que a felicidade estava completa, algum tempo depois, houve dois fatos inesperados – um de morte, outro de assolação - DUAS ENORMES PERDAS:

1) MORTE - PERDEU O FILHO JÁ ADOLESCENTE DE FORMA REPENTINA (4.18-20)

A morte de seu único filho a deixou:
» Contrariada – Não aceitou aquela perda, saiu obstinadamente à procura do profeta (4.21-25 a);
» Amargurada – Ficou profundamente ressentida com o profeta (4.27-28).

2) ASSOLAÇÃO – AO FUGIR, PELA PALAVRA DO PROFETA, DE UMA FOME DE 7 ANOS QUE VEIO SOBRE AQUELA REGIÃO, PERDEU TUDO O QUE TINHA (8.1-3).

Diante destes dois fatos, o quadro caótico desta mulher só mudou após ela não deixar de buscar as pessoas certas: o profeta e o rei.

Em nossas vidas haverá um mover muito grande do Senhor quando valorizamos a autoridade espiritual que está sobre nós, O PROFETA (líder, Pastor) e também reconhecemos quem pode mudar nossa situação, O REI (Jesus).

A MANIFESTAÇÃO DE DEUS NA RESTITUIÇÃO:

O Senhor, usando o profeta, restaurou a vida daquele garoto (4.32-36), provocando na sunamita:
→ uma alegria contagiante (4.37);
→ um recomeço na sua história.

2º O rei, ao ouvir o servo do profeta acerca dos milagres que Eliseu praticara, se depara com a personagem principal do maior destes milagres: o filho da sunamita. Perplexo, o rei restitui à sunamita suas terras (8.4-6).

Duas considerações:

→ Deus é Deus de ontem, mas também do hoje (Hb 13.8);
→ A restituição que Deus realiza é completa – o rei mandou que restituísse também as rendas do campo, e de forma retroativa (8.6 b).
Este é o Deus a quem servimos, um Deus que contagia a nossa fé através de seus poderosos feitos, pois mesmo havendo lutas, perdas, Ele nos ergue para a batalha e nos restitui à posição de príncipes pela Sua Maravilhosa Graça (Sl 113.7-9)!

Contagiado pela Graça,
Pastor Enádio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Charge 4 - 40dp

domingo, 15 de novembro de 2009

4ª SEMANA: Você foi Criado para se Tornar Semelhante a Cristo

Ser discípulo de Cristo é segui-lo sem olhar para trás.
Em Lucas 9:23 Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.”. O verdadeiro discipulado não implica apenas no aprendizado de algumas verdades bíblicas, mas num caminhar diário com Jesus Cristo, onde nossos desejos e vontades são crucificados diariamente. E quais seriam as marcas daquele que segue a Jesus?
A primeira marca é a Disponibilidade. Jesus disse: “Se alguém quiser acompanhar-me. O verdadeiro discípulo tem o anseio de seguir. Quem segue a Jesus tem este desejo no coração, uma vontade voluntária de fazer aquilo que agrada ao Senhor.
A segunda marca é a Renúncia: “negue-se a si mesmo”.
O verdadeiro discípulo abdica de seus direitos e passa a viver na dimensão de Jesus Cristo.
E a terceira marca é o Sacrifício: “... tome diariamente a sua cruz e siga-me.”.
Não há como seguir a Jesus sem sacrifício. Se você não é capaz de sacrificar algumas coisas em sua vida, então você não pode ser discípulo de Jesus.
Você tem feito isso em sua vida como cristão? Se sua resposta for sim, amém! Continue assim e Deus será glorificado com a sua vida.
Até a próxima semana com o 4º propósito!

Cuidado Com Suas Escolhas!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nas Pegadas de Cristo


“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. (Filipenses 2:5)

Outro dia desses, conversando com dois adolescentes apreciadores do reggae jamaicano, um deles me afirmou que a sua filosofia de vida é “faça tudo e só se arrependa do que não fez”. Este é um adágio que tem sido muito propagado entre a juventude, principalmente. Falei para ele que não era bem assim, pois na vida, há conseqüências para cada atitude nossa e que, muitas vezes, essas conseqüências são irreparáveis. Mas são “filosofias” como estas que em sido espalhadas por aí. No mundo pós-moderno em que estamos inseridos, cada vez mais somos “atacados” por novas formas de vida, que involuntariamente têm a tendência de penetrar em nossas mentes e fazer parte o nosso cotidiano. Algumas destas formas são o individualismo e o amor de si próprio, tendo o “eu” como o centro do mundo. Percebemos que há uma supervalorização do superficial e do efêmero e a difusão do "carpem-diem" (frase latina de um poema de Horácio, popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento), como se você não tivesse nada a perder ou a preservar.

No versículo bíblico citado inicialmente, o apóstolo Paulo nos traz um desafio. Ele nos encoraja a mudar o foco das nossas atitudes. Nos faz um chamado para agirmos como Cristo agiu e não sermos semelhantes àqueles que andam segundo “os rudimentos do mundo” (Colossenses 2.16), mas nos tornarmos semelhantes a Cristo em nossas atitudes.

Para servir a Deus e sermos semelhante a Cristo, quais atitudes que devo tomar?

1. DESCER DO TRONO. “pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Filipenses 2.6).
Não deixar que nenhuma posição que ocupamos, quer seja profissionalmente, que seja socialmente ou financeiramente, nos impeça de entrar na Igreja, andar com os crentes ou viver fora dos “padrões mundanos”. É como Zaqueu, que não se limitou a conhecer a Jesus mesmo sendo da alta posição, mas, por ser baixinho, subiu num sicômoro como muitos outros ali, e viu Jesus, e ainda depois O recebeu em sua casa, junto aos seus simples discípulos.

2. SE ESVAZIAR. “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens...” (Filipenses 2.7).
Existem pessoas tão cheias de si, que acham que não precisam de ninguém; tão individualistas, tão egoístas, que não conseguem perceber que existem pessoas ao seu redor. Para servir a Deus temos que entender que precisamos nos relacionar com o próximo, saber que ninguém alcança o sucesso sozinho e aprender a compartilhar alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. Que é necessário nos esvaziar para dependermos completamente do Espírito Santo. A Bíblia diz que “o orgulho precede a queda” (Provérbios 16.18). Enquanto você estiver cheio de “alguma coisa”, você estará vazio de Deus.

3. SE HUMILHAR PARA SER OBEDIENTE. “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2.8).
Como certa vez afirmou Carlito Paes (Pastor da PIB São José dos Campos, SP): “Uma das marcas de quem segue a Jesus é o sacrifício. Como está escrito em Lucas 9.23, que diz ‘...tome diariamente a sua cruz e siga-me’. Não há como seguir a Jesus sem sacrifício. Se você não é capaz de sacrificar algumas coisas em sua vida, então você não pode ser discípulo de Jesus”.
Servir a Jesus é você, como Cristo, renunciar à sua vida em prol de um propósito superior. É ir contra suas próprias vontades e desejos para satisfazer à vontade de Deus. É andar na contramão dos ditames do mundo. É vivenciar o que afirmou o apóstolo Paulo: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20).

Não temos como servir a Deus sem tomar estas atitudes acima. Mas como aconteceu com Cristo, que pelo Pai foi grandiosamente exaltado, também haverá recompensas para você. Saiba que Deus nunca te deixará só e que mesmo em meio às dificuldades de seguir as pegadas de Cristo, nada disso será em vão. As vitórias virão aqui e também no porvir!

Seguindo nas pegadas do íngreme caminho de Cristo,
Pr. Enádio

sábado, 7 de novembro de 2009

Charge 3 - 40dp

3ª SEMANA: Você Foi Formado Para Fazer Parte da Família de Deus

“Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros” (Romanos 12:5)

Criados para viver em comunhão

Muitas pessoas não se relacionam por não aceitar as diferenças do outro ou por medo de rejeição. Mas para haver comunhão sincera temos que correr o risco de nos expor.

Os valores da sociedade hoje estão empregados na independência e no individualismo. Nunca se viu pessoas tão solitárias apesar da modernidade nos oferecer meios práticos e rápidos para nos relacionarmos, até mesmo virtualmente. O mal desse século é que as pessoas têm medo de se relacionar. Rick Warren diz: “Mesmo no mais perfeito e imaculado ambiente do Éden, Deus disse: Não é bom que o homem esteja só”. Fomos criados para viver em comunidade, moldados para o companheirismo e formados para uma família; e nenhum de nós pode cumprir os propósitos de Deus e alcançar felicidade sozinho ou sem ajuda. A igreja existe com o objetivo de formar essa comunhão autêntica que tanto nos faz falta na sociedade secular. Isso acontece quando as pessoas são verdadeiras sobre quem são e sobre o que está acontecendo em sua vida.
Até o 3º propósito. Para isto, espere até a próxima semana!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jardim Fechado de Deus


“Jardim fechado é minha irmã, minha noiva, sim, jardim fechado, fonte selada.” Cantares 4.12

“O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.” Isaías 58.11

O jardim é um pedaço de terreno cercado, destinado ao cultivo de flores, plantas e árvores ornamentais. Os jardins hebreus se destinavam principalmente a árvores de frutos e de sombra, e a plantas e ervas aromáticas. Podia haver também rosas e oliveiras. Os jardins costumavam ser regados em virtude do excessivo calor na estação de estio, e essas águas eram provenientes de fontes, poços ou de correntes de águas que atravessavam o jardim.

Conforme os versículos citados acima, Deus quer fazer de você um jardim de uso exclusivo Dele. Um jardim que Ele venha guardar e cultivar. Um jardim fechado. A Bíblia diz que nós “somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus...” (1 Pedro 2.9), ou seja, um jardim fechado, guardado, protegido pelo Senhor. Ele deseja trabalhar em sua vida assim como um jardineiro cuida de seu jardim. O que Deus deseja cultivar em você é:

1º AMOR
Deus quer plantar amor em sua vida, para que as pessoas vejam este amor de Deus em ti (1 Pedro 4.8).

2º PAZ INTERIOR
Ele quer cultivar uma paz acima das batalhas da vida. A paz que o mundo não tem (Filipenses 4.7).

3º FELICIDADE
Deus quer que você tenha aquilo que o mundo mais procura: ser feliz. As pessoas que não servem a Deus podem até ter felicidade momentânea, mas a felicidade completa está ao lado de Deus (Salmo 128.1-2). Como uma pessoa pode ser feliz se não sabe para onde vai após a morte?

4º SANTIDADE
O Senhor deseja cultivar santidade em sua vida. Fazer de você uma pessoa de uso exclusivo ao serviço Dele (2 Coríntios 1.12).

Deus olha para você de forma especial. Ele quer pôr as mãos em sua vida. Quer trabalhar em ti. Abra seu coração, a porta deste jardim, para que o Senhor, o Perfeito Jardineiro, entre e faça transbordar graça em ti.

Vivendo como um jardim exclusivo de Deus,

Pr. Enádio

Assista e Reflita sobre sua Vida

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Charge 2 - 40dp

2ª SEMANA: Você Foi Planejado Para Agradar a Deus

“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu Entendimento e de todas as suas forças.” (Marcos 12.30)
Chegamos na 2ª Semana da Campanha "40 Dias de Propósitos". Nesta semana estamos estudando o 1º propósito de Deus para nossas vidas: ADORAÇÃO.
Adorar significa agradar o coração de Deus. Isso é a essência da Adoração. Não o adoramos somente em grandes cultos, podemos agradá-lo nas coisas mais simples da vida. Diferente do que muitos pensam, adoração é um estilo de vida e não simplesmente cantar ou tocar alguma música. Adorar a Deus é amá-Lo. Amar ao Senhor é fazer aquilo que lhe agrada, e quando fazemos isso de todo o coração, verdadeiramente O adoramos em espírito e em verdade (Jo. 4:24). Desta forma a adoração está ligada a um comportamento centrado em Cristo, onde minhas ações glorificarão a Deus e trarão alegria ao coração dEle.
Para descobrir o 2º propósito espere até a ´próxima semana.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aprendendo com Cristo

"No dia seguinte João estava outra vez ali, com dois dos seus discípulos. e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus." (João 1.35-37)

Jesus Cristo é a figura central de toda a Bíblia. Na sua curta vida sobre a Terra ele se tornou o padrão para a vida ao lado de Deus. Muito mais que os milagres e maravilhas que Ele operou, Ele impressionou os seus seguidores e opositores com o seu comportamento e suas ações. Ele é, sem dúvida, a maior referência de vida para o ser humano. Os seus seguidores são chamados de “cristãos” porque buscam viver o Evangelho como seu estilo de vida. Agora, que exemplos do comportamento e atitudes de Jesus eu posso tirar para a minha vida? Na verdade são muitos, mais destaco estes:

1. JESUS NÃO GRAVITAVA EM TORNO DOS SEUS PROBLEMAS

Ele, como qualquer um de nós, tinha problemas: era perseguido, questionado, criticado, sofria privações, mas nunca permitiu que estas coisas fosse o centro de Sua vida. Nunca deixe que os problemas familiares, financeiros, sentimentais, entre outros, sejam o centro. Deixe Deus ser o centro da sua vida. Jesus é o solucionador de nossos problemas, gravite em torno Dele. (Lucas 12.22-31).

2. JESUS NÃO SOFRIA POR ANTECIPAÇÃO

Mesmo sabendo de Seu futuro: sofrimento e morte numa cruz, Jesus não sofreu a vida toda por isso. Às vezes nem sabemos realmente o que acontecerá, o diagnóstico de um exame, a resposta de uma causa, mas já sofremos com pensamentos negativos. Coloque seus pensamentos naquilo que edifica, em coisas boas. Critique os pensamentos ruins. (1 Pedro 5.7).

3. JESUS RACIOCINAVA EM SITUAÇÕES EM QUE ERA QUASE IMPOSSÍVEL RACIOCINAR

No seu sofrimento e na cruz, perdoou seus algozes e ainda pregou para os dois malfeitores ao Seu lado. Há momentos ruins na vida em que a nossa mente não consegue pensar com razão, mas agimos por impulso, insultando, praguejando, atirando pedras, com sentimentos de vingança. Nestes momentos, mantenha a boca fechada por um instante, ore a Deus e procure ir além daquele momento, para que você não coloque tudo a perder por um momento de afobação. (Lucas 23.33-34).

4. JESUS ADMINISTRAVA SEUS PENSAMENTOS COM SABEDORIA

Jesus não rebatia seus críticos e opositores. Ficava longe de conflitos desnecessários. Não julgava à vista dos olhos. Não permitia que os pensamentos ruins dominassem Sua mente. Ore quando vierem à sua mente coisas infrutíferas. Duvide de um pensamento de condenação dos outros. Se determine a pensar coisas boas.

5. JESUS NÃO VIVIA EM FUNÇÃO DO QUE OS OUTROS PENSAVAM OU FALAVAM DELE

Jesus sabia quem Ele era e isso é o que importava. Se você vive uma vida sincera diante de Deus, e anda conforme a Sua Palavra, não se incomode com os outros. Acredite em você mesmo, acredite em seus sonhos. Empenhe-se por você.

6. JESUS ACREDITAVA NO QUE PREGAVA E VIVIA

Ele sabia qual era a sua missão. Ele falava da Salvação e a vivia 24 horas por dia. O grande dilema de humanidade é encontrar a Verdade. Jesus é a Verdade e Ele vivia isso. (João 18.37).

Se você acredita que em Jesus e crê que Ele te conduz à Salvação, entre viva a Sua Palavra, fale Dele para as outras pessoas. Faça de Jesus a grande referência da sua vida. (João 14.1-3).

Vivendo sob os raios do Sol da Justiça,

Pr. Enádio.